15/05/2024 • 14h03

Paixão transformada em profissão: o treinador de cavalos que forma às novas gerações de atletas do Quarto de Milha

Conheça a história de Jone Carlos da Silva, renomado treinador de Rédeas, cujo amor pelos cavalos transformou sua vida.


 

Com histórico de multicampeão, somando inúmeros títulos no Potro do Futuro da NRHA, Derby ANCR, Super Stakes ANCR, Campeonato Nacional ANCR, além do Congresso Brasileiro e Campeonato Nacional do Quarto de Milha, Jone Carlos da Silva, novamente marcou presença no ABQM Awards. Em 2023, o quartista foi premiado pelo 5º ano consecutivo como melhor Competidor da categoria Aberta, na modalidade de Rédeas. Nessa entrevista ao Portal ABQM, ele conta como a paixão pelo cavalo mudou a sua vida e o ajudou na construção da carreira como treinador.

 

Portal ABQM – Multicampeão e um dos mais renomados e respeitados treinadores de Rédeas do país, onde mais você pretende chegar?

Jone Carlos da Silva – Esse resultado é esforço de muita dedicação e trabalho. A gente compete aqui no Brasil, mas meu objetivo é fazer campeões aqui e levar pros Estados Unidos, para competir lá fora. Existem grandes competições lá, e um dos meus sonhos é correr o Potro Futuro da NRT. Eu já corri esse ano, e pretendo correr todo ano, até me tornar campeão.

 

Portal ABQM – Como começou a sua trajetória profissional no cavalo?

Jone Carlos da Silva – Nunca pensei que me tornaria um treinador de cavalos. Trabalhei durante 10 anos como assistente do Gilson Vendrame, depois fui tocando minha carreira sozinho. Acho que como a natureza não dá salto, não podemos pular as etapas. É preciso subir degrau a degrau, seguindo o dia a dia, ano a ano. Com esforço e paciência, todo mundo chega lá. 

 

Portal ABQM – Como você avalia que sua experiência pode contribuir para a formação de novos talentos nas competições da raça? 

Jone Carlos da Silva – O que eu sempre passo pros meus meninos é a importância de aprender a montar cavalo de verdade. Ter animais de boa genética. Estamos sempre trabalhando pra chegar no máximo, nos tornarmos os melhores. Pra isso é preciso foco e determinação. Essas são as duas qualidades que eu sempre busco ensinar e que fazem toda a diferença na vida de uma atleta de alta performance.

 

Portal ABQM – E nos cavalos, qual o diferencial e como identificar um bom animal pra treinar? Como construir um campeão? 

Jone Carlos da Silva – O que eu busco em um cavalo de Rédeas, é um animal que tenha uma cabeça diferente, que pensa para fazer as manobras. Isso porque muito cavalo nasce habilidoso, mas com pouca cabeça. São poucos que conseguem trabalhar todo dia igual, que são focados. Por isso, quando encontro um cavalo que é determinado e focado, prefiro treinar ele do que ter um cavalo muito habilidoso, mas sem cabeça, pois assim é mais fácil de se construir um campeão sólido, que vai ter a consistência de toda hora estar vencendo. 

 

Portal ABQM – Como você enxerga o futuro da raça Quarto de Milha no Brasil? De que forma ela pode seguir crescendo e se desenvolvendo? 

Jone Carlos da Silva – Acredito que o ponto chave são as crianças, os novos competidores que estão por vir no Quarto de Milha. A gente precisa ensinar às novas gerações a trabalharem com a raça, pois são elas que vão dar continuidade no trabalho que fizemos até hoje, e serão responsáveis pelo futuro da raça no Brasil.

 

Portal ABQM – O cavalo além de uma paixão também se tornou um modelo de vida pra você que forma novos competidores. Como você percebeu esse potencial? 

Jone Carlos da Silva – Hoje, tenho o CT Jones Carlos Reining Horse. O cavalo é uma paixão e também me possibilitou crescer profissionalmente, como treinador. O Quarto de Milha no Brasil hoje é muito próximo ao nível da raça que vemos nos Estados Unidos. Viajei recentemente para lá, e pude identificar que aqui estamos com um ótimo nível de desenvolvimento de genética, com excelentes criadores da raça, o que nos permite um potencial muito grande de evolução. Acredito que em breve, os americanos estarão vindo buscar cavalos brasileiros para levar aos Estados Unidos. 

 

Portal ABQM – Pelo 5º ano consecutivo você é o melhor competidor da Aberta na Rédeas. Como você avalia o ABQM Awards para o desenvolvimento do esporte equestre da raça?

Jone Carlos da Silva – A premiação, sem dúvidas, é um incentivo ao competidor, treinador, criador e proprietário. Eu acredito que o prêmio confirma todo o potencial do Quarto de Milha e o valor da raça. Quero aproveitar para agradecer a todos os clientes que confiam no meu trabalho, ao cavalo Quarto de Milha e a Deus, que me conduz nessa caminhada e dizer pras novas gerações que estão começando que não desistam, que apostem em seus sonhos, porque uma hora você vai conseguir alcançar todos os seus objetivos.


 

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024