23/11/2018 • 00h00

Participação de Corona Jumpim no Challenge dos EUA

Esse animal de criação nacional esteve presente no hipódromo mais importante do cavalo Quarto de Milha do mundo


Corona Jumpim, no Brasil, sagrou-se campeão do Challende Sul-Americano

A experiência começou há oito meses, aqui no Jockey Club de Sorocaba, quando o tordilho de 4 anos, Corona Jumpim MRL, da criação e propriedade do Haras Portofino, fez o melhor tempo das classificatórias do GP South America Racing Challenge. Treze dias depois, lá estava ele, correndo na raia aberta, 202 metros, para a disputa final do Grande Prêmio Challenge da América do Sul, corrida que poderia projetar o vencedor a voos mais ousados fora do país. E assim aconteceu! Esse filho de Corona For Me e Ipanema Gold (Gold Medal Jess) foi vitorioso, cruzando a linha de chegada com em 21s309 sob a condução de A. Santana e treinamento de D. Melo. Na ocasião, seu criador e proprietário, Marcos Ribeiro Leite, do Haras Portofino, comemorou dizendo: “Corona Jumpim é um crioulo nosso, de primeira geração na nossa volta ao criatório. Desde potrinho já era um animal que se destacava, e nós decidimos conservá-lo para correr. No primeiro ano, ele se machucou, mas agora voltou com tudo. Com tudo mesmo! Fico muito feliz em retornar às vitórias de clássicos, e faltava o Challenge para completar nosso sucesso. É uma emoção muito grande. Realmente gostei e quero mais.”


Recepção ao vencedor no Jockey Club de Sorocaba

O desejo de Marcos Ribeiro não demorou muito para se realizar, pois neste mesmo ano o brasileiro Corona Jumpim foi aos Estados Unidos tentar mostrar o seu potencial junto aos melhores animais de velocidade do mundo no Bank of America Challenge Championship, com Bolsa de US$ 250 mil.

Como dizem os entendidos, correr o Challenge americano é para poucos. Enfrentando dez animais no hipódromo mais importante do cavalo Quarto de Milha do mundo, no dia 17 de novembro, Corona se deparou com algumas diferenças nas 440 jardas (402 metros) e raia aberta (sem trilhos), além do tempo de adaptação e não conseguiu desempenhar todo o seu potencial.

E com a marca de 21s506, a prova foi conquistada por BH Lisas Boy, castrado de 6 anos, vencedor de quatro corridas de G1. Pertencendo ao seu treinador Bill Hoburg, o cavalo foi pilotado por Cesar DeAlba.

 
BH Lisas Boy, o vencedor do Challenge americano de 2018 - Foto: Los Alamitos Racecourse

Katies Easy Moves terminou o Challenge em segundo lugar, seguido por Kowboy Jim, Hold Air Hostage, Jess A Cowboy, Bout Tree Fiddy, Corona B Gone, Flyingforunclesam, Faster Than Hasta, Arizona Icon e Corona Jumpim MRL.

Mais informações: www.aqha.com/racing.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024