15/05/2024 • 13h57

Presidente da ABNT realiza palestra sobre Normalização para gestores da ABQM

Mário William fez ainda balanço das PR’s desenvolvidas para a entidade e apresentou a primeira norma mundial de combate à violência feminina às colaboradoras da Associação


 

O presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, realizou, nesta quinta-feira (26), uma palestra para gestores da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) sobre a importância da elaboração de normas técnicas para a entidade, em São Paulo.


“A ABNT é responsável pela elaboração de Normas Brasileiras (ABNT NBR). Hoje, a ABNT tem 276 comitês técnicos e mais de 9 mil normas, sendo 30% já internacionais. É muito importante estarmos juntos com uma entidade como a ABQM que tanto prioriza a normalização técnica. Durante a pandemia, em uma reunião que tivemos, em Brasília, me recordo de um agrônomo do IBAMA destacar que só liberou as competições do Quarto de Milha por conta das Práticas Recomendadas da ABNT. Eu me sinto orgulhoso de ter feito parte desse projeto e estratégia da ABQM", afirmou o presidente.


A ABQM e a ABNT já trabalham juntas, desde 2020, na normalização e regulação de equipamentos utilizados nas competições da raça Quarto de Milha, no Brasil. No encontro, o presidente fez um balanço das Práticas Recomendadas (PR’s) desenvolvidas para a Associação Quartista.


"A ABQM teve uma ideia visionária em elaborar normas para os eventos equestres do Quarto de Milha. Até agora, já finalizamos 13 Práticas Recomendadas desde protocolo sanitário, diretrizes gerais, equipamentos e transporte de animais para as competições. Essa parceria da ABQM com a ABNT tende a ser um exemplo para outros setores", destacou Esper.


O presidente destacou ainda o desafio da ABNT em promover a transição para economia de baixo carbono, através de normas e regulamentação, com alinhamento das estratégias ISO e IEC e de como a prática ESG é importante também para o setor equestre.


"Estamos trabalhando um plano de ação climática com normas para gestão ambiental e redução da emissão de carbono. A ABNT fez a primeira norma ESG do mundo e contou com a participação de mais 120 representantes de vários setores. A Prática Recomendada estabelece critérios básicos e graus de maturidade para os eixos ambiental, social e de governança, afim de ser aplicada por organizações de qualquer porte no mercado brasileiro", afirmou

 

ABNT trabalha em Norma Mundial de combate à violência feminina

Mais de 20 colaboradoras da ABQM também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a primeira norma mundial de combate à violência feminina que é desenvolvida pela ABNT e poderá ser adotada por organizações brasileiras e internacionais. Atualmente, 60% do quadro de colaboradoras da ABQM é formado por mulheres.


“A ABQM foi uma das primeiras entidades privadas do país a firmar parceria com a ABNT para obtenção da certificação da proposta de criação da norma internacional, no âmbito da Organização Internacional de Normalização (ISO), que estabelece os requisitos para a adoção de boas práticas no combate à violência contra as mulheres. A iniciativa reforça o empenho da ABQM em combater qualquer tipo de violência de gênero com nossas colaboradoras”, afirma Manuel Rossitto, superintendente-geral da ABQM.


Para obter o Certificado, a organização pública ou privada (independente do seu porte) será submetida a auditoria no Sistema de Gestão das Boas Práticas no combate à violência contra a mulher estabelecida pela ABNT, que avalia 14 diferentes indicadores. Ao todo, serão quatro níveis (Platina, Ouro, Prata ou Bronze) de Certificação, conforme a pontuação obtida nas médias globais dos indicadores.


Na avaliação do presidente da ABQM, Caco Auricchio, a parceria com a ABNT foi fundamental, principalmente, para a garantia da segurança jurídica dos esportes equestres da raça, além de reforçar o compromisso da Associação em promover um ambiente seguro e respeitoso para as colaboradoras da entidade.


“A principal importância das PR’s elaboradas pela ABNT para ABQM está no aspecto jurídico, pois as orientações sobre o uso de equipamentos para as competições equestres da raça evitam qualquer tipo de maus-tratos aos animais, além de contribuir para a regulamentação da venda dos equipamentos, uma vez que com o selo da ABNT, os competidores passam a buscar produtos certificados no mercado. Já a norma de certificação para o combate à violência contra mulheres confirma o compromisso social da entidade em construir uma comunidade equitativa e inclusiva. Sem dúvidas, essa foi uma parceria que deixa um grande legado para o Quarto de Milha”, finaliza.

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada

Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.

19/12/2024
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards

Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha

19/12/2024
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha

Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)

18/12/2024
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados

12/12/2024