O ano de 2020 foi difícil, realmente desafiador, repleto de obstáculos, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O impacto na vida de todos foi imenso, afetando desde as rotinas de trabalho até os eventos. Isolados ou distanciados, buscou-se na paixão pelos Esportes Equestres, pelos animais, pelas provas, pelo estilo de vida, a energia para seguir adiante, em busca de mais realizações.
O fomento ao cavalo quarto de milha, segundo o presidente da ABQM, Caco Auricchio, é e sempre será prioridade da gestão. É com orgulho que pode-se afirmar: essa estratégia deu certo! No primeiro ano de gestão à frente da ABQM, a paixão provou ser forte o suficiente, para não apenas manter a entidade em pleno funcionamento, mas para implementar aperfeiçoamentos necessários e há muito tempo reivindicados.
A primeira providência da gestão foi garantir que a ABQM não parasse por causa da pandemia. Os departamentos de TI e de RH agiram rapidamente para que todos os colaboradores pudessem trabalhar remotamente. Foram providenciados computadores e cadeiras apropriadas para home office. Investiu-se na profissionalização da administração com uma reestruturação inédita.
Todos os serviços da Associação foram digitalizados, de modo a permitir que os associados pudessem obter boletos de pagamento e efetuar inscrições em provas por aplicativo de celular ou pelo Portal ABQM. Provas e leilões também puderam ser acompanhadas pelo público pelos canais digitais, aumentando a exposição dos cavalos, dos associados (competidores e criadores) e da entidade.
Foram distribuídos 5 mihões em premiação nas pistas, valorizando os competidores; ações sociais foram ampliadas; e colocou-se foco na segurança jurídica dos Esportes Equestres, visando ampliar a atuação frente ao Bem-Estar Animal e a Sustentabilidade. Outro ponto importantíssimo foi o reforço jurídico nessa área para garantir a realização das provas que movimentam a cadeia produtiva do cavalo. A Diretoria Executiva criou um departamento para tratar, exclusivamente, do assunto, responsável também pela normatização de equipamentos utilizados para a prática de atividades esportivas com equinos e bovinos.
As melhorias também chegaram às ferramentas de comunicação, proporcionando ao sócio acesso rápido e prático nos atendimentos e às informações. E falando em informação, a entidade começou a escrever uma nova história com a ‘Revista Quarto de Milha’, uma publicação consolidada no meio equestre, que ganhou este ano um olhar mais voltado aos registros do desenvolvimento do Quarto de Milha em todo o país.
O Conselho Deliberativo Técnico (CDT) teve um papel relevante com relação à família quartista neste último ano. O CDT encaminhou a nova versão do Regulamento do Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que aprovou sem ressalvas. O documento entrou em vigor em agosto e segundo membros do Conselho, o embasamento de todo o trabalho executado foi a valorização do plantel nacional, a desburocratização e igualdade a todos os quartistas.
Outro importante acontecimento em 2020 foi o encerramento das atividades da ABQM no edifício do Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), no final de novembro, mas estamos levando conosco um símbolo da raça, a escultura de cavalo fixada na frente da antiga sede. A escultura foi incluída num projeto que vai zelar pela história do Quarto de Milha, um memorial, para que a obra permaneça representando a história que marca a chegada do QM no país. O funcionamento e atendimento da ABQM estão concentrados agora no prédio da Rua D. Germaine Burchard, no mesmo bairro.
Na área social, a Associação ampliou e reformulou os critérios de fomento do projeto ‘EquoABQM’. O novo formato conta com o apoio de núcleos e associações, para indicação e acompanhamento de novos centros, ganha abrangência nacional e amplia, de seis para 14, o número de entidades apoiadas, beneficiando mais praticantes. Recente parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) vai fortalecer e garantir ainda mais a qualidade dos atendimentos nos centros.
Para fechar o ano com chave de ouro, foi firmado um acordo para ampliação de ações sociais da Associação do Quarto de Milha, com o Hospital de Amor e com o Centro Lagartense de Equoterapia, em Lagarto (SE).
A boa interlocução com o Conselho de Admistração, presidido pelo Carlos Braga, tornou o trilhar dessa caminhada ainda mais leve e salutar para a Associação.
Que 2021 seja um ano melhor para todos, pleno de realizações, e que se possa, em breve, compartilhar emoções e novidades presencialmente. Vamos permancer juntos e trabalhar arduamente para sempre inovar e renovar.
Que Deus continue nos iluminando nessa missão e guiando nossos passos.
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Escolhido o Parque para o 15° Congresso Brasileiro, 15º Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada
Evento será realizado entre 12 e 16 de março de 2025 no Parque Asa Branca, em João Câmara, RN.
1º Encontro Nacional do Quarto de Milha: 14º Hall da Fama, 17º ABQM Awards
Celebrando a história e o futuro da raça Quarto de Milha
Festival ABQM Jovem celebra o futuro do Quarto de Milha
Evento acontecerá entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025, no Haras Raphaela (Tietê/SP)
ABQM anuncia calendário oficial dos eventos para os anos de 2025 e 2026
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha divulga o cronograma oficial dos próximos dois anos, proporcionando planejamento e organização para os associados