17/07/2022 • 18h52

Prova do Cavalete incentiva filhos de quartistas a seguirem tradição familiar nos esportes

Cerca de 30 competidores mirins participaram da disputa, no 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, que aposta na nova geração dos futuros campeões da raça

A prova do cavalete já é tradição no Campeonato Nacional do Quarto de Milha. A brincadeira reuniu, ontem (17), no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçaruba, a família quartista para a disputa dos atletas mirins na modalidade do Laço em Dupla, que aposta na nova geração para formar os futuros campeões da raça.

"As crianças se preparam para a disputa seguindo os passos dos pais que vêm participar da competição oficial. Nesse ano, eles mesmos organizaram tudo. Foram atrás das fivelas e pediram os brindes. Essa brincadeira começou há mais de 10 anos em Avaré, com o meu tio. Além de incentivar a prática dos esportes, traz toda a família pra estar junta", diz Lívia Magno de Oliveira, expositora e uma das organizadoras da prova que também compete no Breakway Roping.

Com chapéu, corda de laço, luva e vestidos a rigor, os pequenos se divertiram e deixaram os pais orgulhosos.

"É gostoso você ver que todos estão no mesmo caminho dos pais. Eu sou competidora de Breakway Roping e meu esposo de Laço Pé. É um esporte da família quartista. As crianças adoram a brincadeira e também é uma forma de incentivo aos Esportes Equestres da raça", diz Débora Ventura, mãe do Joaquim Ventura, de 8 anos, e também organizadora da prova.

No total, 28 atletas mirins, de 5 a 11 anos, participaram da competição em dupla pela melhor "laçada" no cavalete. O destaque ficou com os pequenos “cowboys” Miguel Sanches, de 6 anos, e Rafael Martins, de 8 - a dupla campeã na prova.

"Eu já treino, desde os três anos. Conheci o Miguel aqui, treinamos um pouco e fizemos uma boa prova. Como a outra dupla paletou, a gente venceu. Eu quero ser um futuro competidor e campeão do Laço do Quarto de Milha", disse Rafael.

Cowboys e Cowgirls do futuro

Para Renato Garcia, vice-presidente da ABQM e competidor do Laço Individual, a competição é uma forma lúdica de entretenimento e faz as crianças já estarem em contato, desde cedo, com o esporte.

"É um ambiente saudável e familiar em que eles se aproximam do mundo de competições sem deixar a diversão de lado. A nossa ideia é incentivá-los a tomar gosto pelos esportes da raça e já estarem em contato com o universo do cavalo desde criança. Sem dúvidas, o nível do laço, que já altíssimo, vai melhorar ainda mais com os futuros competidores, justamente porque eles começaram a ter intimidade com a corda muito cedo. A família quartista tem que manter viva essa tradição", afirma Renato.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024