20/08/2021 • 00h00

Secretário Estadual de Agricultura assina resolução e protocolo durante visita ao 44º Campeonato Nacional da ABQM

Oficialização dos manuais de Bem-Estar Animal da Associação e criação de Câmara Setorial de Equideocultura foram anunciados

O 44º Campeonato Nacional do Quarto de Milha recebeu hoje (20/08) a ilustre visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges. Não foi uma visitar qualquer, além de dar uma volta pelo Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), assinou uma resolução que reconhece e recomenda o ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos Participantes de Atividades Esportivas Equestres’ e o ‘Regulamento de Bem-Estar Animal em Competições’. Também aproveitou o momento para assinar um protocolo que cria uma Câmara Setorial de Equideocultura.

“Nós assinamos uma resolução e um protocolo no dia de hoje. A resolução, que será publicada amanhã (21/08), no Diário Oficial, reconhece o Manual de Boas Práticas da ABQM como oficial, para todos os Esportes Equestres do Estado de São Paulo. Portanto, o Manual da ABQM passa a valer não só para as competições do Quarto de Milha, mas também para todas as competições com cavalos”, afirmou o secretário.



O presidente da ABQM, Caco Auricchio, explicou a importância da assinatura do documento em Araçatuba durante o Campeonato Nacional. “Foi um momento simbólico para todos que amamos e fomentamos a raça e o bem-estar dos nossos animais. São Paulo saiu na frente e agora passa a ser um exemplo para todo o País”, avaliou. Caco também expôs que é uma iniciativa importante da Associação que reuniu seus técnicos e propôs essas diretrizes que agora passam a ser reconhecidos em todo o Estado de São Paulo.



“A partir de amanhã, teremos mais um instrumento jurídico, mais uma respaldo legal, a garantia de uma norma da secretaria responsável pela defesa animal”, contou o secretário Itamar Borges. “O Protocolo assinado foi para criar a Câmara Setorial de Equideocultura, uma reivindicação da ABQM que por meio do presidente, Caco Auricchio, e do superintendente, Manuel Rossitto, solicitaram que a secretaria criasse um espaço para discutir, debater e propor políticas públicas voltadas para os Esportes Equestres”, explicou o secretário.


“Esta câmara, além da ABQM, terá a participação de associações de todas as raças e também entidades correlatas, como as de modalidades, entre outras. Todo tipo de esporte que envolve equídeos estará representado nesse colegiado. Ali serão determinados os atos, as resoluções, a Segurança Jurídica, o Bem-Estar Animal, entre outros temas. Nada mais importante do que ter a participação de quem vive o dia a dia dos animais dentro de um órgão do Executivo”, concluiu Manuel Rossitto.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024