17/07/2022 • 16h24

Shinning Beaver MA é campeão do Laço Pé e entra para a história do Quarto de Milha, no 45º Campeonato Nacional

Com a rédea completamente solta, animal mostrou toda sua versatilidade e se despediu das pistas em uma das passadas mais emocionantes do maior evento anual da raça

Uma passada histórica e que surpreendeu a todos no Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Com a nota 229,5 (ABQM), o conjunto Shinning Beaver MA (Steps Little Spark x Beaverlena) e o cavaleiro Rafael Côrrea Paoliello - o "Chifrinho", foram os campeões da modalidade Laço Pé, na categoria Aberta Sênior, e entraram para a história do Quarto de Milha, no 45º Campeonato Nacional.

O animal de propriedade e criação de Marcello Carlos André Gross, emocionou a todos em uma passada inacreditável com a rédea completamente solta. "Chifrinho" não conseguiu segurar a emoção ao finalizar a prova e foi ovacionado pelo público.

"Com 20 dias antes do Nacional, ele teria que começar um tratamento pra reprodução. Os filhos dele são excepcionais, o pai é um dos melhores garanhões do mundo, com uma morfologia excepcional. É uma tropa diferente. Aí eu pedi pra equipe médica me deixar laçar, pela última vez no cavalo, e aposentar ele na competição", explicou o competidor.

A parceria de "Chifrinho" com Shinning Beaver

Nascido em Araçatuba (SP), Rafael Correa Paoliello, conhecido como "Chifrinho", começou a laçar com apenas seis anos de idade e hoje é um dos mais premiados e renomados treinadores e competidores do Laço, no Brasil. O avô, Francisco Carlos Furquim Côrrea (in memorian), foi um dos primeiros criadores de Quarto de Milha no país.

A parceria de "Chifrinho" com Shinning Beaver começou em 2013, na primeira vitória do conjunto, durante o Congresso Brasileiro, na modalidade Laço Pé, categoria Aberta Júnior. A relação de respeito e confiança foi o caminho para o sucesso da dupla nas pistas.

"Eu vi o Shinning Beaver, pela primeira vez, correndo com o Rodriguinho Teodoro, no Potro do Futuro, de 2012. O seu Marcelo Gross me ligou e disse que já tinha falado com o Rodriguinho e queria mandar o cavalo pra mim. Eu vi ele correndo e gostei muito dos movimentos. Peguei o Shinning pra mim e, desde então, ganhamos tudo o que tínhamos pra ganhar", diz com orgulho o competidor.

A disputa histórica no 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha foi a despedida oficial do animal que se aposentou dos Esportes Equestres para tratamento reprodutivo. "Chifrinho" decidiu apostar alto na última passada da prova e com a rédea completamente solta, deixou o nome do animal eternizado na história do Quarto de Milha.

"Esse cavalo aqui tem o recorde nota no (Laço) Pé e na Cabeça. Ele classificou em primeiro e na final tinham umas notas altas quando ele foi correr, e a gente não tava ganhando. Esses dias atrás lacei um boizinho lerdinho nele, sem cabeçada, lá em casa e mandei pro seu Marcelo. E ele brincou comigo: porque você não faz isso lá no Nacional? Eu falei: eu vou fazer. Eu não podia tirar a cabeçada porque desclassifica, então eu vou amarrar a rédea na cabeçada dele e vou correr sem rédea, sem nada. Aconteceu o que aconteceu", brincou.

Para "Chifrinho", a confiança em Shinning Beaver sempre fez toda a diferença na parceria entre os dois dentro e fora das pistas.

"Eu tenho muita confiança nesse cavalo. Eu sabia, tinha certeza que ele ia fazer, mas não sabia que seria nesse nível... Eu acho que ele sabia que ele ia aposentar...", falou sem conseguir, mais uma vez, controlar a emoção da despedida.

Depois da aposentadoria das pistas, Shinning Beaver segue ocupando seu lugar mais do que especial como parte da família de Rafael Paoliello e continuará seu legado no Quarto de Milha.

"A parceria continua. Agora, ele vai fazer o tratamento e talvez no futuro, quando ficar mais velho, a molecada corre nele pra brincar. Ele já fez o que tinha pra fazer. Pra mim, ele é um cavalo especial. Não teria a minha carreira sem o Shinning Beaver. Eu talvez não veja outro igual", afirmou "Chifrinho". E quando perguntado por qual valor venderia o animal, a resposta é contundente.

"Não tem valor. O que o Shinning Beaver significa pra mim não tem dinheiro no mundo que pague", garantiu o premiado competidor.

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Parceria entre ABQM e Unesp de Araçatuba: compromisso com o Bem-Estar Animal

O elo entre as duas entidades visa contribuir na formação de profissionais da área, que estão ligados diretamente ao Bem-Estar Animal

19/09/2024
QM mostrou mais uma vez sua versatilidade na Expointer

O próximo encontro dos quartistas será no Congresso e Copa de Laço Comprido no interior do estado gaúcho

17/09/2024
Bem-estar animal: a atenção nº 1 da ABQM

Ao longo dos anos a Associação vem dando total atenção a esta importantíssima causa

13/09/2024
Stud Book da ABQM implementa novas ações responsáveis com o meio ambiente

O Certificado de Registro Animal passa a ser digital, mas proprietários ainda poderão escolher a versão impressa

12/09/2024