29/08/2024 • 09h09

Texas Longhorn foi uma das atrações do 47º Nacional da ABQM

Também de origem norte-americana, essa raça bovina já possui uma Associação no Brasil

As primeiras importações desta exótica raça de gado, que tem como características principal seu enorme chifre, pelagem, rusticidade, além da altíssima qualidade e com aptidão para produção de carne e alta fertilidade foram realizadas através de embriões.
 

O Texas Longhorn é uma raça criada nos Estados Unidos, principalmente, em ranchos de propriedades familiares voltadas a agropecuária e criação do cavalo Quarto de Milha. No Brasil, os primeiros animais registrados que entraram em nosso país foi em 2014, através da ANC Herd-Book Collares, detentora do Registro Genealógico da Raça e aprovada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
 

E devido ao interesse que despertou por vários pecuaristas brasileiros pela raça, há quatro anos, mais precisamente no dia 28 de agosto de 2020, foi fundada por 40 deles a Associação Brasileira de Criadores de Gado Texas Longhorn (ABRALHO), que tem como presidente o conhecido criador de cavalos Quarto de Milha, Paulo Sérgio Zaparolli Dedemo, titular do Haras ZD, em Marília (SP).
 

“Desde 2018, alguns quartistas tiveram a oportunidade de conhecer a raça durante o 28º Congresso Brasileiro, ainda quando o evento era realizado na cidade de Avaré (SP). Agora, em 2024, fomos convidados pela nova Diretoria da ABQM a quem agradeço muito em nome da presidente Mônica Ribeiro, para participar deste 47º Campeonato Nacional, em Araçatuba 2024”, contou Paulo Dedemo, que emendou: “Esta participação do Texas Longhorn, neste evento que é um dos maiores de cavalos em todo o Brasil, foi um sucesso. Pois, além de reunir vários de nossos associados, o mais interessante foi acompanhar o número de pessoas interessadas em conhecer a ABRALHO e, principalmente, sobre a raça. E tenho certeza de que, brevemente, se tornarão novos criadores”. Feliz com os resultados obtidos, Dedemo parabenizou a todos os envolvidos.
 

Números da entidade

Além do presidente, a entidade é composta por quatro vice-presidentes que ocupam as áreas de Tesouraria, Secretaria, Marketing, Genealógica e Conselhos Fiscais, com três titulares e três suplentes. “Hoje já possuímos 64 associados, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraíba, Tocantins, Rondônia e Pará”, informou Mauricio Nobuyuki Piona, vice-presidente de Marketing. Segundo ele, desde a fundação da Associação, a ABRALHO é a responsável por realizar as ações promocionais no país, cabendo a ANC Herd-Book Collares ser a detentora no Brasil do Registro Genealógico da Raça Texas Longhorn, que conta hoje com os seguintes animais registrados por grau de sangue: PA, 265 animais (todas fêmeas); PC, 70 animais (56 fêmeas e 14 machos); PO, 148 animais (99 fêmeas, sendo 44 importadas e 49 machos, com 6 importados). 
 

Mauricio Piona aproveita para fazer um convite: “Aos quartistas que não visitaram a gente no Nacional ou que não puderam participar do evento, fica aqui o nosso convite para conhecer a nossa sede em Marília, na Rodovia SP 333, no Km 321. Não fique de fora, se junte a nós. O Texas Longhorn é um estilo de vida”.
 

Distribuição genealógica

Já segundo o dr. Humberto de Castro e Nobre, que é vice-presidente da área de Genealogia, os animais que participaram do Campeonato Nacional da ABQM foram selecionados de criatórios brasileiros, os quais vêm atuando neste processo de qualidade e que melhor representa cada categoria de registro. “Nós tivemos animais expostos da categoria PA (Puro por Avaliação), PC (Puro Controlado), que são animais oriundos de fêmeas PA com touros PO, tanto através de embriões importados como nascidos aqui, oriundos de animais de importação”, explicou Humberto.
 

Ele revelou ainda que, o diferencial da raça Texas Longhorn é que mesmo sendo nova no Brasil, ela vem crescendo bem e só foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em 2019. “A ABRALHO foi fundada em 2020 e os primeiros animais registrados pelo MAPA foram no ano seguinte. As pessoas quando conhecem o Texas Longhorn querem comprar, focados pela cultura, pelo histórico e pela exoticidade que esses animais trazem consigo. É uma beleza ímpar, uma raça que se define também pela docilidade”, afirmou o veterinário.
 

Mais um ponto destacado por ele é que não se encontram animais iguais dentro da raça pela diferenciação de chifres e pelagens: “As pelagens são variadas e não têm um padrão sólido. Por isso, também, se tornam atrativos também e muito interessante porque em um rebanho você consegue ter várias pelagens distintas. São animais de criadores de diferentes criatórios que se disponibilizaram a trazer para o Nacional o melhor de cada rebanho e, também para estar aqui conosco participando desse evento e fomentando a raça”.
 

Humberto ratificou qual foi o principal critério de seleção para trazer os animais ao evento: “Docilidade! Este foi o lema principal, pois estávamos expondo a um público novo, com muitas crianças e às vezes pessoas debilitadas. Então a docilidade dos animais esteve em primeiro lugar quando abrimos os espaços aos expositores”.
 

Sobre o Nacional, ele disse que o evento proporcionou para a ABRALHO um salto muito grande em relação ao fomento racial: “Tivemos muitos convites para participar de outras exposições, leilões e até de dias de campo. E isso é uma honra para nós que estamos trabalhando junto com a raça Quarto de Milha”.
 

Finalizando, deixou sua mensagem: “Deixo aqui o nosso muito obrigado a todos os associados e criadores de Texas Longhorn que vêm participando deste trabalho, pois sem vocês, não conseguiríamos ter realizado esse evento. Obrigado para a todos que contribuíram para a realização, que forneceu os animais, que cedeu o seu tempo para estar aqui conosco, fomentando a raça e contribuindo para o crescimento da associação”.
 

Características Gerais

Dentre as características apontadas pela ABRALHO, o Texas Longhorn é uma raça de aptidão para produção de carne nobre, rusticidade, com alta fertilidade, alta resistência a parasitas, sendo que as fêmeas apresentam alta facilidade de parto. Os animais puros apresentam diferentes tamanhos, cores e configurações de chifres. Todas estas características foram naturalmente preservadas, tendo sete bases genéticas diferentes. Todos os sete grupos de animais são Texas Longhorn puros, porém, cada origem (família) diferente tem uma característica marcante distinta do restante.
 

Antes da perpetuação dessas sete famílias, o gado selvagem da região do estado do Texas era originário de animais da Península Ibérica. A raça Texas Longhorn é composta genotipicamente por 85% de genes “taurinos”, descendentes dos auroques selvagens domesticados no Oriente Médio. O que justifica a semelhança com raças taurinas. Os 15% de genes restantes que compõem a raça Texas Longhorn são “índicos”.
 

Quando trazidos para o continente americano, a maioria destes animais tronou-se mais selvagem, desenvolvendo características como chifres maiores e mais longos para defesa contra predadores, tolerância ao calor elevado e deficiência de água, tornando-se também mais esguios. Os rebanhos de Texas Longhorn permaneceram selvagens ou pouco domesticados até o final da Guerra Civil Americana, quando, os Texanos começaram a resgatar esses bovinos para fornecer carne para o resto do país. A carne de animais da raça Texas Longhorn é considerada magra, apresentando baixa concentração de colesterol e alta concentração de Ômega 3.
 

 

Especificações Zootécnicas

Aparência Geral - Bom comprimento, com profundidade e espessuras moderadas. Parte superior do sacro ligeiramente mais alta que as paletas. Corpo harmonioso com pernas fortes. Os touros são mais musculosos que as vacas, exibindo desenvolvimento do pescoço na maturidade.
 

Cabeça - Demonstra masculinidade ou feminilidade de acordo com o sexo; largura moderada com comprimento pronunciado. Uma linha reta do topo da cabeça até o focinho. Com pigmentação em torno das orelhas, as quais variam de médias a pequenas, curtas e arredondadas, pigmentadas e encaixadas horizontalmente abaixo dos chifres ou levemente inclinadas para cima. Os olhos são simétricos e o focinho alinhado, com pigmentação, largo e, também, simétrico. Dentição completa e alinhada.
 

Pescoço - Delicado em vacas e musculoso em touros. Longo e com pouco couro solto.
 

Corpo - Paletas bem musculosas em touros, bem inseridas no pescoço e nas costelas, apresentando peito bem delineado e não preenchido por muita gordura. As costelas são bem arqueadas. O dorso é forte e linear com maior comprimento entre paletas e ílios. A cauda é longa e completa e os machos devem apresentar o prepúcio retraído e curto. Os quartos são longos e levemente caídos. As fêmeas devem apresentar úbere firme, equilibrado nos 4 quartos, com tetos pequenos e pigmentados.
 

Membros - Longos com ossos e cascos firmes.
 

Pelo - Nas fêmeas apresenta-se curto, liso e brilhante e nos touros, grosso e enrolado na cabeça e pescoço. Longos nas orelhas. Não possui cor definida, podendo ser araçá, salina ou ter a presença de duas ou mais cores.
 

Chifres -  São largos, torcidos para fora, medindo pelo menos 90 centímetros de ponta a ponta quando na fase adulta. Nos machos apresentam-se com saídas laterais com uma curvatura para frente e para cima com medida total.

 

Por: Abdalla Jorge Abib

Fotos: Marilza Barros

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Brasileiros foram destaques do Laço Cabeça no Mundial de Jovens

José Guilherme superou 26 concorrentes e foi campeão mundial e terceiro lugar no nível 3

04/09/2024
Atenção ao novo procedimento para autenticação de documentos da ABQM

Para garantir autenticidade e segurança nas operações, o Cartão de Assinatura será descontinuado

27/08/2024
Os melhores do All Around e Super Horse do Nacional

Como regra para fazer jus aos dois prêmios, tanto os animais, quanto os conjuntos, deverão ser inscritos em no mínimo três provas de dois grupos diferentes.

23/08/2024
Diretoria do Jockey de Sorocaba projetando melhorias

Com raízes na Vaquejada, o paraibano Jonatas Dantas vem dirigindo o turfe quartista

23/08/2024