29/07/2024 • 17h03

Uma tarde nobre para o turfe da ABQM

A programação foi completa com quatro páreos classificatórios do GP ABQM Potro do Futuro e a coroação da Rainha e Rei da Velocidade, além do Super Speed

O Jockey Club de Sorocaba (SP) se tornou um recinto festivo aos quartistas no sábado, 22 de junho, promovendo 15 páreos que foram presenciados por amantes do turfe vindos de vários estados e, também, sul-americanos.


O evento contou com a presença da presidente da ABQM, Mônica Ribeiro de Castro Cunha, que esteve também acompanhada por Pedro Barbizan Leite (vice-presidente) e por Marcos Sá (diretor Internacional), assessorada pela equipe de comunicações da entidade. Chegando ao recinto pela manhã, para acompanhar os páreos, ela foi recepcionada pelo presidente do Jockey Club de Sorocaba, Jonas de Oliveira Dantas Filho, que lhe mostrou algumas estruturas já realizadas pela nova gestão do hipódromo sorocabano.


Em relação ao campo de prova, as grandes disputas se iniciaram precisamente às 9h30, com a primeira prova válida pelo almejado título do 47º GP Potro do Futuro – em homenagem ao criador Ovídio Vieira Ferreira, onde 23 produtos de 2 anos foram divididos em quatro páreos que correram na tradicional distância dos 402 metros.


Pela ordem de resultados, estarão na grande final no dia 06 de julho os quatro vencedores dos respectivos páreos classificatórios, além dos dois melhores tempos obtidos entre os outros 19 postulantes.


Proprietárias de Freiburg Verde - melhor tempo das classificatórias do Potro do Futuro - exibem o bonito troféu
Foram eles: Dolar Dashing STM (One Dashing Eagle x Karina Six, por Tres Seis), marcando 21s808, macho alazão, dirigido por V. A. Barros e treinado por M. Artemam. Ele pertence ao Stud GPI e da criação do Haras Sta. Maria; Shes So Golden (Gold Medal Jess x Charlotte Bryan, por Blazen Bryan), em 21s875, com direção de R. Pereira e treinamento a cargo de F. P. Melo. Potra da criação e propriedade de Érico Braga; Simba Fantastic STM (Fantastic Corona Jr x Unique Granite, por Granite Lake), com 21s818, pilotado por B. C. Oliveira e preparado por R. Rosa. Cavalo tordilho de propriedade do Haras Rio Iguassu e da criação do Haras Sta. Maria; Freiburg Verde (Desirio x Kapalua Secrets, por No Secrets Here), que percorreu os 402 metros em 21s742 e cravou a melhor marca do evento, tendo em seu lombo o jóquei J. J. Medina e o treinamento a cargo de A. J. Macedo. Castanho defensor da farda do Haras Uruguaiana / Royal Ranch e da criação do Haras Vista Verde; Gran Amistad (One Famous Eagle x Icy In The Morn, por First Down Dash), em 21s846. Ele foi dirigido por A. L. Rodrigues e teve o treinamento por parte de M. M. Tavares. Potro da criação de Renato E. Rezende Barbosa, que tem a parceria na propriedade de Marcos Sá; e Aura Special JQM (Desirio x Deshing Montain MRL, por Panther Montain), fazendo 21s874, fêmea dirigida por A. L. Rodrigues e com treinamento de M. M. Tavares. Ela é de propriedade de Paulo Cavalheiro e da criação do Haras Jaguaruana.

 

A coroa de Rainha foi entregue para Keith Louisiana


Faltando 50 metros, Keith Louisiana HBR atropelou as oponentes e cruzou o disco em primeiro no GP Rain
Aguardados com grande expectativa pelos presentes, foram reservados o 4º e 5º páreos entre a extensa programação do JCS, os GPs.: ABQM Rainha e Rei da Velocidade, ambos com animais de três ou mais anos, disputados na distância dos 301 metros e ambos com Bolsas de R$ 148 mil.

E entre as três éguas que entraram em pista pela prova da Rainha, se consagrou como vencedora a tordilha Keith Louisiana HBR, uma AAAT 103, filha de Louisiana Senator e Charlotte Bryan (Blazen Bryan), que cruzou o disco cravando 16s513, superando a marca da classificatória (16s550), para a alegria do pernambucano Paulo Otávio Freire Macedo, titular do Haras Monte Verde. Treinada por A. J. Macedo, ela foi conduzida por J. G. Oliveira. Esta égua da criação do Haras Brasil agora acumula em seu cartel, cinco vitórias.


Ela venceu com diferença de meio corpo a castanha Reason Again SA (Good Reason SA x Tell Me Again Jamie, por Corona Cartel), que fez o tempo de 16s571, pertencente ao Haras Weisheimer e da criação do Haras Santo Angelo. Ela foi montada por D. Soares e teve o treinamento por D. Melo.


E na terceira posição ficou Lilica Fantastic STM (Fantastic Corona Jr x BP Kitas First, por First Down Dash), marcando 16s714, de propriedade do Haras Rio Iguassu e da criação do Haras Sta Maria. 


Ao final da prova, mesmo não estando presente para comemorar a brilhante vitória de Keith Louisiana, contatamos Paulo Otávio, que relatou um pouco a história da égua: “Conheci a Keith em 2023 nas classificatórias do Mega Race e, como dizemos, foi amor à primeira vista. Ela chamou minha atenção por ter um bom tamanho, um bom físico e um pedigree especial”. Ele informou que, negociou com o Haras Brasil e, em seguida, combinou com Bochecha, treinador do amigo Mauro Zaborowski, do Vista Verde, para levá-la e colocá-la em forma sem pressa.


Mauro Zaborowski recepcionou a vencedora em nome de Paulo Otávio
“Então, ficamos acertados que só iriamos entrar em corrida quando ela tivesse na ponta dos cascos, pronta para disputar uma final e não somente para classificar” pontuo Paulo, que fez um elogio ao treinador: “Ele não fica forçando a barra para correr, então deu certo comigo porque gosto de correr, mas gosto mais ainda do animal”.


Paulo menciona que combinaram de só colorem ela em pista quando estivesse pronta e, isso ocorreu no GP Brasil – II Prova da Tríplice Coroa, nos 365 metros, vencendo bonito. Ele informa ainda que, nesta altura já era setembro e só faltava dois meses para terminar o calendário 2023 de Sorocaba: “Resolvemos em conjunto com o veterinário dr. Hernani Azevedo, que iriamos dar um tempo para fazer uma pequena cirurgia, para não atrapalhar sua campanha em 2024”.


Segundo ele, assim foi feito, e tudo com tranquilidade e sem afobação. “Com certeza, a Keith agradeceu e voltou voando em 2024 e na final do GP Presidente da ABQM ganhou a prova com dois corpos de vantagem para a segunda colocada. Mas aconteceu o inesperado, pois faltou 600 gramas no peso do jockey. Fiquei desolado e muito triste, depois de tanto esforço para perder desta forma”, lamentou Otávio. Mesmo assim, ele frisou que “regulamento não se discute e se cumpri”.


E mesmo com este acontecimento, ele afirmou que foram em frente. “Agora, vencemos com uma arrancada final impressionante o GP Rainha da Velocidade, nos 301 metros. Foi uma alegria só pois é um título que descreve com muita propriedade o que representa a Keith Louisiana e nunca vou esquecer estes momentos tão incríveis e especiais”, concluiu Paulo Otávio.


A presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, foi recepcionada pelo dirigente do JCS, o criador Jonatas Dantas

Aplausos para sua majestade o ‘Rei’ Fantastic Feature


Fantastic Feature venceu com muita folga o Rei da Velocidade, cravando 16s386

Já no GP Rei da Velocidade, também três animais acostumados a ser fotografados no ‘Círculo da Vitória’, entraram no campo de prova neste tão importante e histórico clássico do turfe quartista.


E livrando mais de um corpo de vantagem para o segundo colocado, Fantastic Feature, filho de Fantastic Corona Jr e Featuringmissjess (Mr Jess Perry), completou o percurso em 16s192, e, também, superou a sua própria marca na classificatória (16s386), cavalo da criação e propriedade do bauruense Érico Braga. Este AAAT 106, é pupilo de F. P. Melo e teve grande pilotagem de D. Oliveira.


Mônica Ribeiro, entregou o troféu para Érico Braga na recepção ao campeão
Cruzou o disco na segunda posição Meteoro Senator HF (MS Louisiana Senator x Mongoose Separatist, por Separatist), tordilho do Stud GPI e da criação de Fernando Rabelo Gonçalves, ambos do Mato Grosso do Sul. Treinado por M. Artemam, foi conduzido por V. A. Barros fazendo o tempo de 16s415.


E fechou o pelotão, o também filho de Fantastic Corona Jr, Fantastic Fly Apollo, que tem como mãe Fly Apollo Eyesa (Eyesa Special), marcando 16s433. Tordilho de propriedade do Haras Tres Climas e da criação do Haras Fazenda São Jose.


E tão logo terminou a carreira, conversamos no calor da vitória com Eriquinho Braga, tendo ao lado o pai, o tradicional criador Érico Braga, que estava extremamente emocionado e com a voz embargada. E antes de falar sobre o novo Rei da Velocidade, Eriquinho disse: “Em primeiro lugar quero dizer que é um prazer receber vocês novamente no Jockey Club de Sorocaba, com a volta da revista da ABQM, que sempre foi um marco na raça, onde está escrita a história do cavalo Quarto de Milha”. Ele fez, também, elogios a todos os profissionais envolvidos com o haras: “Quero agradecer a nossa equipe e dividir com ela está brilhante consagração, pois isso é fruto do trabalho em conjunto, e parabenizo o Levir, o Flávio, os veterinários, e todo o pessoal do haras”.


Já sobre o cavalo, ele rasgou elogios: “Sem dúvida, a vitória deve-se muito pela qualidade do Fantastic Feature. Ele é um cavalo que em todas as corridas em que participou, ele ‘disputou’, sempre ficando em primeiro ou segundo lugares, encerrando 2023 com o recorde dos 365 metros, vencendo o Campeão dos Campeões. E agora, retornou pra ganhar o Rei da Velocidade, nos 301 metros, ficando muito próximo do recorde, entrando para a história do cavalo Quarto de Milha, pois já venceu também os 402 metros, mostrando que não têm distância para ele”, finalizou Eriquinho. 

      

Eletrizante chegada no Super Speed


Courage correu os 201 metros em 11s799 no Super Speed
E completando os clássicos, ocorreu a grande final do GP Super Speed – homenagem a Marc Nacamuli (in memorian) no 15º e último páreo da tarde, composto por quatro produtos de 2 anos de idade que lutaram pela vitória nos 201 metros. E por apenas paleta de diferença, a vitória coube para Courage, filho de Granite Lake e Racy Easy Fly (Signed To Fly), cravando exatos 11s799, sendo dirigido por D. Oliveira e com treinamento de F. P. Melo. Tordilho, que carrega o IV 94 (AAA), é da criação de Érico Braga e de propriedade do Stud Africano, que levou mais de R$ 104 mil de premiação.

Família Braga festeja mais uma conquista
Logo em seguida, bem próximo do ponteiro, cruzou o disco o castanho Drako Fantastic HLA (Fantastic Corona Jr x Drika Seis LM, por Tres Seis), em 11s846, sendo preparado e pilotado pelos respectivos profissionais, M. Artemam e V. A. Barros. De propriedade do Stud GPI, é da criação do Haras Luís Alves.


Em terceiro, completou o percurso em 11s919, Marilia By Em ZO, única fêmea na briga pela final, também filha de Fantastic Corona Jr, desta vez com Splash By Em ZO (Apollo By Em). Ela pertence a Theo Pioli Trevisani e é da criação de Ziguiomar Ongaratto.


E fechando o grupo, apareceu Flopper Verde IV 90 (Yankee Verde x Birthday Blues, por Walk Thru Fire), marcando 12s012. Potro castanho do Stud dos Amigos e da criação do Haras Vista Verde.


Completou o programa turfístico mais quatro torneios especiais, todos em homenagem aos 50 Anos do Haras São Matheus, e outros quatro páreos em homenagem a Ademir José Rorato, Elizabeth Munhoz Ferreira, Kelly Dow Ranch e os 30 Anos do Haras São José. Veja os resultados completos no site: jockeycludesorocaba.com.br

 

Texto: Abdalla Jorge Abib

Fotos: Miguel Oliveira

Publicador de Conteúdos e Mídias

PUBLICIDADE

Conteúdo Relacionado

NOTÍCIAS

Veja também

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023

Brasileiros foram destaques do Laço Cabeça no Mundial de Jovens

José Guilherme superou 26 concorrentes e foi campeão mundial e terceiro lugar no nível 3

04/09/2024
Atenção ao novo procedimento para autenticação de documentos da ABQM

Para garantir autenticidade e segurança nas operações, o Cartão de Assinatura será descontinuado

27/08/2024
Os melhores do All Around e Super Horse do Nacional

Como regra para fazer jus aos dois prêmios, tanto os animais, quanto os conjuntos, deverão ser inscritos em no mínimo três provas de dois grupos diferentes.

23/08/2024
Diretoria do Jockey de Sorocaba projetando melhorias

Com raízes na Vaquejada, o paraibano Jonatas Dantas vem dirigindo o turfe quartista

23/08/2024