A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) homenageou os vencedores do tradicional Potro do Futuro, em sua 45ª edição, com um anel personalizado. Sem dúvida uma premiação inédita, com todo o toque de uma rica joia e que, com certeza, se tornará eternizada no tempo.
E para saber mais detalhes sobre esta inovadora premiação, quem conta é o Superintendente Geral da ABQM, Gabriel Bernardi: “Desde o Congresso deste ano, começamos a refletir sobre as pessoas que receberam as selas de premiação no Potro do Futuro de 2023, e o que eles faziam com elas”.
Em seu pensamento a maioria tem dificuldade de mantê-las em bom estado por um longo tempo. “Além disso, é uma sela única para todas as modalidades o que dificulta o seu uso, pois sabemos que cada pessoa tem a sua particularidade e se adapta com um tipo que melhor se encaixa dentro da modalidade que pratica. Então, a dúvida era: Por que tem que ser sela?”, explicou Bernardi.
Ele contou que, depois disso, em conversa com o Henrique Campana, gerente do Departamento de Esportes da ABQM, pessoa que está diretamente envolvida com os competidores, chegaram à conclusão que “o melhor seria o anel, e o pensamento foi que isso emplacaria no meio, visto que outras associações já utilizam esta premiação e é muito bem aceita.”, explicou Gabriel.
A escolha do modelo e sua confecção
“Depois disso, levamos a ideia pra nossa presidente Mônica, que com seu toque de bom gosto fez toda a diferença na escolha entre os quatro modelos que apresentamos, pois além de profunda conhecedora do meio quartista entende também de joia, aprovando a que estamos premiando (veja foto)”, destacou o superintendente. Para reforçar a iniciativa, ele lembrou do PIN do ABQM Awards e do Hall da Fama, dizendo que cada um que recebeu fez questão de colocar na roupa.
“O anel foi mais uma inovação desta diretoria, porque é uma premiação diferente e bonita que o competidor ganha e tem a satisfação de mostrar para os seus familiares e amigos. Até acho que, quem ganhou não irá usar com frequência, mas com certeza estará no dedo dele em todos os eventos do Quarto de Milha”, pontua Gabriel. Para ele, outra maneira de mostrar o anel é o deixando dentro da caixinha de acrílico, que foi confeccionada para ser colocado no estande de sua casa ou escritório.
“Trata-se de uma joia que ficará eternizada pro resto da vida para aqueles que venceram o Potro do Futuro e terá esta inesquecível lembrança para mostrar pro seus filhos e netos”, finalizando, ele explicou em detalhes a confecção do anel: “A base dele é de prata, o cavalinho é de ouro maciço, todas as pedras são de diamantes e é todo banhado a ouro 18K, acompanhado de um certificado e garantia, além de termos firmado com a empresa contratada que eles fariam o ajuste gratuito do tamanho em datas determinadas”.
Opiniões dos premiados
Esta especial premiação representa o reconhecimento pelo esforço, dedicação e excelência alcançadas pelos ganhadores em suas categorias. O Potro do Futuro reuni animais jovens, de até quatro anos de idade, e que se tornam um marco na carreira de todos os envolvidos, sejam os animais, competidores, proprietários, criadores, reprodutores e reprodutoras. E que a partir da conquista passam a fazer parte de uma vitrine na raça Quarto de Milha pelo Brasil.
Acompanhe a opinião de alguns felizardos vencedores sobre a conquista dessa esta especial joia.
Bruno Ardengue Gon, de Araçatuba (SP), do Sitio São Luiz, montando a baia Lukita Fame venceu a prova de Seis Balizas (Am. e Am. Light) – “Não sabia que seria esta premiação e foi uma surpresa muito grande, pois só tomei conhecimento quando a presidente da ABQM veio até o pódio e me entregou. Foi uma alegria muito grande. É algo novo e um incentivo para o atleta, pois além de ser uma joia de valor é algo que você guarda para a vida inteira. E já estou usando!”
Marcus Vinicius Medeiros, de Avaré (SP), do Rancho HRO e o Rancho GP, montando o potro JSA Comanche Dady, venceu o Ranch Sorting (Am. e Am. Castrado) – “Mesmo passando um momento instável com minha mãe internada, quero dedicar este importante título de campeão a ela. Sobre este lindo anel é difícil explicar em palavras o que ele representa!
Gabriela Alves Pimenta, de Batatais (SP), montando o castanho Cowboy Up venceu o Ranch Sorting (Ab. Livre). “Sou treinadora do Rancho GP e conquistar o Potro do Futuro é o sonho de todo mundo. E graças a Deus eu consegui. A iniciativa da ABQM foi muito bacana nesta premiação, pois não imaginava que seria este lindo anel”.
Ismael Rodrigues da Silva, de Itapura (SP), da Estância Rodrigues, venceu com a potra Realeza Blue Boon o Team Penning (Am.) – “Apresentar um animal neste campeonato é o sonho de muita gente, de muitos haras, pois é um trabalho que envolve várias pessoas até chegar aqui e ter um resultado. Sobre esta joia de premiação, foi a grande novidade deste ano. O engraçado é que muitos amigos que ganharam um monte de troféus vieram atras de mim cobiçando o meu anel. A ideia foi excelente e com certeza era o que faltava, pois é muito bem trabalhado e bonito. Agora, vou mandar aumentar e usá-lo nas noites de gala”.
Jesuíno Sanches Junior (Bolinha), de Jumirim (SP), do NF Ranch, venceu com o castanho Liltrashyachex o Laço Pé (Ab. Livre) – “A gente não esperava que o prêmio seria um anel, foi uma grande surpresa. Ele é muito lindo!”
Otávio Brentan de Figueiredo Ferraz, de Mendonça (SP), do Haras Fazenda São Paulo, venceu com o potro Uba Trashya a prova de Laço em Dupla (Am.) e, também, com a potra Vitoriosa Quistador no Western Pleasure (Am.) – “O título de Potro do Futuro é muito especial e marca a carreira, tanto do animal quanto do competidor, e para nós mais ainda por ser os criadores destes animais. Por sorte nossa, a mesma matriz produziu os dois potros que me consagrei e é um peso gigantesco para nossa criação poder curtir esta versatilidade do cavalo Quarto de Milha. Sobre o anel, que é um prêmio inédito, claro fiquei muito feliz. No ano passado ganhei uma sela, que já foi uma inovação, e agora neste ano a diretoria da ABQM inovou mais uma vez em seu campeonato e consegui ganhar duas vezes este lindo anel, que é uma verdadeira joia”.
Kenny Afonso Cunha, de Avaré (SP), do CT Paulo Cunha, venceu com o tordilho VPJ Coronado Pop a prova Laço Individual - Técnico (Ab. Livre e Ab. Castrado) e com o potro Eletric Gun ADW na mesma modalidade no Cronômetro (Ab. Livre) – “Sempre é um prazer muito grande estar participando dos eventos da ABQM. Acho que ela vem melhorando a cada ano e a premiação, também, valorizando o cavalo, valorizando o competidor. Agora tivemos a premiação inédita deste anel, uma joia que a gente vai carregar pelo resto da vida. Para mim foi maravilhoso, porque tive a oportunidade de ganhar dois anéis, um no técnico e outro no cronômetro. Fato que se tornará inesquecível”.
Celso Henrique Montesso Rinaldi, de Atibaia (SP), do Rinaldi Ranch, venceu com o rosilho Feeling Good na prova de Laço Individual – Cronômetro (Am.) – “É muito gratificante, pois aumenta a vontade de você ganhar. Vejo a ABQM sempre inovando, seja com uma fivela mais bonita, troféu, sela e agora com este anel que vou ter muita satisfação de usar. A gente vê a premiação lá nos EUA na prova da PBR”.
Por: Abdalla Jorge Abib
Fotos: AC2GFilms / Maurício Messias
PUBLICIDADE
Veja também
Fique por dentro de todas as novidades das Eleições ABQM 2023
Candidate o seu Parque para a realização do 15° Congresso Brasileiro, 15° Derby e 8ª Copa dos Campeões de Vaquejada 2025
Confira o edital e envie sua carta de intenção de candidatura até 24 de novembro de 2024
Retrospectiva 2024: Uma edição imperdível
A Revista Quarto de Milha está novamente ao seu alcance
Premiação do All Around e Super Horse do Nacional
A entrega das selas e outros prêmios foram entregues durante o 45º Potro do Futuro
Infraestrutura do evento foi elogiada sobre o bem-estar animal
Consultor técnico da Câmara Setorial do MAPA visitou várias áreas do recinto durante o Potro do Futuro da ABQM