Menu Exibir
Quartistas Homenageados
Rafael Leal
Rafael Leal é cearense e tem uma vida dedicada a raça Quarto de Milha. Foi por inciativa do seu pai que Silvio Leal que desenvolveu a paixão por cavalos. A Vaquejada e as corridas de prado, vieram em seguida. Em 2005, formou o Haras Primavera, em Canindé (CE), ao comprar suas primeiras éguas - depois de arrematar um plantel de liquidação. Empresário bem sucedido, Rafael Leal descobriu as qualidades do cavalo Quarto de Milha assim que teve contato com seus primeiros animais. A beleza e a velocidade, foram determinantes para a escolha da raça.
Além de criar o seu próprio Grande Prêmio (GP) Rafael Leal promove, junto com parceiros, outros eventos com a raça por todo o Nordeste. Atualmente, o Haras Primavera tem animais no Jockey Club de Sorocaba, que disputam as mais importantes corridas de Cavalos Quarto de Milha do país. Os planos futuros incluem continuar investindo em melhoria genética e sempre aprimorar os conhecimentos adquiridos, nesses dezessete anos de criação, para a cada ano obter mais vitórias nas competições da raça.
Marcos Alan Kachorroski Costa
De Iretama/PR, aprendeu com o pai Valentim Duarte as primeiras lições até ir para o interior de São Paulo aos 14 anos de idade, onde a convite de um treinador começou o seu aprendizado para rapidamente se tornar profissional no Laço Individual.
Marcos Alan Costa ganhou muitos títulos durante os sete anos que competiu no brasil, como: Copa dos Campeões, Potro do Futuro, vários Congressos da ABQM, entre outros.
Em 2010, um acidente interrompeu por dois anos sua carreira nas pistas. mas, em 2013, Marcos Alan voltou com força total, demonstrando uma incrível garra e dedicação ao conquistar as quatro primeiras colocações no cronômetro durante o Congresso Brasileiro – uma conquista inédita na ABQM.
Foi também em 2013 que Marcos recebeu um convite que mudaria a sua vida, ao conhecer o treinador americano Stran Smith. O campeão quartista se mudou para os EUA, onde mora e continua treinando e competindo, e desde então já conquistou diversos títulos nas principais provas do Circuito Norte-Americano do Quarto de Milha, o mais importante de rodeios do mundo.
Marcos Alan é bicampeão AQHA de Tie Down Roping. O quartista reconhece que o sucesso que alcançou nas pistas, é em parte, graças a performance da sua égua SORT OF POPULAR, “a paraguaia”.
Francisco Almir Bezerra "Mimi"
Criados pelos avós na região de Presidente Prudente, em São Paulo, o cearense Francisco Almir Bezerra, desde pequeno conviveu com a lida diária, entre bois, cavalos e muares.
O avô vaqueiro e domador ensinou-lhe os primeiros passos na profissão. O jovem Almir aprendeu na fonte dos antigos vaqueiros da região, a arte da doma e treinamento de cavalos. Foi nessa época, que os primeiros cavalos Quarto de Milha chegaram ao Brasil e despertavam a paixão e desejo dos pioneiros da raça no país.
Depois de conhecer a raça na fazenda King Ranch e trabalhar para os primeiros criadores, Almir Bezerra, passou competir nas provas de laço em cima de um quarto de milha e a treinar os animais da raça mais versátil do mundo.
A necessidade de evoluir fez com que Almir Bezerra partisse rumo aos Estados Unidos em busca de mais conhecimento e técnica. Com muita coragem e determinação, o vaqueiro brasileiro trabalhou, treinou e aprendeu no berço da raça quarto de milha, com o grande treinador Bob Lumes. De lá pra cá o “Srº mimi”, como é carinhosamente chamado pelos amigos, rodou o Brasil e o Mundo, ensinando, palestrando e treinando, além de criar cavalos na sua propriedade.
Uma vida dedicada a educar e compartilhar conhecimento. Atualmente, o vaqueiro Francisco Almir Bezerra possui um importante centro de treinamento e reprodução da raça Quarto de Milha, em santa Mercedes, no estado de São Paulo.
Marcello Carlos André Gros
O carioca Marcello Gros é agrônomo e morou por muitos anos nos Estados Unidos. Ao voltar para o Brasil como funcionário da Swift King Ranch, ajudou a introduzir e popularizar a prática do Team Roping, no Brasil (Laço em Dupla).
Sua paixão por cavalos começou ainda na juventude praticando hipismo no Rio de Janeiro. Mas foi nos EUA, que Marcello conheceu o Team Roping, participou de vários torneios e se tornou um dos grandes nomes da raça nas pistas.
Anos depois ao sair da Swift King Ranch, Marcello Gros começou a criar cavalos Quarto de Milha, quando comprou seus primeiros animais puro sangue. Mais tarde, em parceria com outros importantes criadores da raça, adquiriu grandes animais. Entre eles, um filho de Shining Spark e Doc’s Remedy – égua ganhadora de vários torneios internacionais americanos, além do garanhão Setps Little Sparks – produtor de um dos mais importantes animais de sua propriedade, o grande Shinning Beaver MA (que se aposentou no ano passado com um feito histórico em pista) e junto com o cavaleiro Rafael Paoliello, mais conhecido como “Chifrinho”, Shinning Beaver MA, protagonizaram um momento emocionante. Na corrida de aproximadamente nove segundos, Chifrinho largou as rédeas do animal, que correu solto na sua última participação em uma competição oficial no Campeonato Nacional da ABQM.
O criador, competidor e ex-conselheiro da ABQM, Marcello Gros é um dos grandes protagonistas da história do cavalo Quarto de Milha no Brasil e viu de perto toda a evolução da raça no país. Marcello incentivou e participou de provas em diversas modalidades e dedicou parte da sua vida, em cima de uma sela. Hoje, apesar de longe das competições, continua investindo e sempre presente, nos grandes eventos da raça.
Bobby Seals (in memoriam)
Bobby Seals viveu a vida montado cavalos. Sua paixão, habilidade e técnica eram características únicas de um campeão. Com anos de prática e experiência, se tornou um dos melhores laçadores do mundo. Ao longo dos 70 anos de vida, sempre se dedicou às pistas e a repassar os seus conhecimentos formando e treinando às futuras gerações de grandes laçadores.
Sua carreira no rodeio lhe rendeu inúmeros títulos. Mas, o campeão mundial de Laço, só se importava em montar um bom cavalo e correr o mais rápido possível com uma corda na mão. Seals foi criado em uma fazenda a oeste de Ponder, no Texas, com um irmão e seus pais. Vivendo na zona rural e crescendo nos anos 50 nos EUA, o rodeio era mais que um passatempo favorito, e sim um modo de vida. Para participar do primeiro evento, em 1952, aos 20 anos de idade, precisou implorar ao pai. Voltou pra casa com o título e o primeiro prêmio da carreira: uma pick-up. O jovem cowboy construiria uma trajetória irretocável em laçar bezerros.
Em julho de 1975, já como treinador e juiz da modalidade, Seals foi responsável por introduzir o Laço no Brasil, durante o 5º Leilão Oficial da ABQM – o primeiro a ser realizado no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP). O treinador norte-americano realizou um curso para 30 alunos, onde fez uma laçada espetacular de 8s01, contra 14s07 do seu melhor aluno.
Em 1977, retornou ao Brasil para participar da Expo-Londrina (PR), junto com a equipe de laçadores do Rancho Quarto de Milha formada por: Durval Medeiros, Jair Medeiros, Geraldo Ribeiro, Jairo Martins, Lucinei Nunes, Cacau Miranda, João Aparecido Medeiros, Adão Medeiros, Dimanche Medeiros, Antônio Renato Prata, Rolando Rosas Neto, além dos jovens Renato Medeiros, Augusto Medeiros Neto, Geraldo Ribeiro Jr., Mônica Ribeiro, Fátima Medeiros, Jairo Júnior e Jailson Martins. Na disputa, Seals laçou com a marca de 11s05 e Jairo Martins de Oliveira com 12s, se tornando o primeiro recordista brasileiro do Laço.
Bobby Seals influenciou uma geração de grandes laçadores, e por sua inestimável contribuição para o esporte equestre do Quarto de Miha no Brasil, agora está eternizado no Hall da Fama da ABQM.
Carlos Alberto Deleu
O paulista Carlos Alberto Deleu é um visionário quando o assunto é Quarto de Milha. O quartista se tornou um avaliador potencial da raça, sendo reconhecido como um dos nomes fortes na indústria do cavalo no Brasil. Morando há muitos anos nos EUA, Deleu enxergou um mercado forte, treinando e negociando animais para competir, e teve a oportunidade de aprender com renomados treinadores mundiais, aprimorando-se na modalidade de Rédeas.
Foi um dos fundadores da Associação Nacional do Cavalos de Rédeas (ANCR), sendo seu primeiro presidente e também o primeiro campeão do Potro do Futuro da ANCR. Seu envolvimento com cavalos começou como um sonho de criança, mesmo tendo trabalhado na tecelagem da família. Após cursar administração de empresas, Deleu decidiu seguir sua verdadeira paixão: trabalhar com cavalos, iniciando sua jornada na criação da raça Appaloosa, em 1983.
O desejo de aprender a domar cavalos o levou aos Estados Unidos, onde apesar dos desafios, com forte persistência e apoio do pai se tornou um dos maiores criadores e competidores do Quarto de Milha. Foi no Texas que Deleu conheceu a treinadora Laurie McCulloch, campeã mundial de Western Pleasure, com quem se casou.
De volta ao Brasil em 1988, ele estabeleceu um centro de treinamento em Porto Feliz (SP), o primeiro a oferecer treinamento em Rédeas, Western Pleasure e Conformação no país. Neste mesmo ano, conheceu o presidente da ABQM, dr. Sérgio Nouguês, que disponibilizou a ele alguns animais da raça Quarto de Milha para treinar e competir Rédeas. E junto com os amigos Jango (Salgado), Eduardo Ribeiro e Paulo Farha fundou em 1990 a ANCR. Nas pistas, no memo ano, Deleu foi o primeiro vencedor do Potro do Futuro desta associação, montando Flicker Playboy. Já pela ABQM conquistou dois títulos de reservado campeão Potro do Futuro da classe Aberta, com Hollywood Doc SLN e Docs Squaw. Ao longo das últimas décadas obteve diversas conquistas, tanto como dirigente quanto competidor.
Em 1996, retornou aos EUA e criou o Deleu Ranch, em Collinsville, no Texas, onde permanece até hoje. Com 40 anos dedicados ao cavalo, Deleu trabalhou com animais de renome internacional que se destacaram, como: Blue Bayo Boon, Boonlight Dancer, Bueno Starlight, Captain Jay, Country Dun It, Dog Patch Doc, Jay Apollo Bars, Melodys Dun It, Moms Silverado Cat, Nitro Dual Doc, Okie Easterwood, One Nite Roost, Pocodo Andy, Real Gun, Reminic N Dunit, Roosters Tru Luck, Shiners Homeboy, Starlights Frostylena, Texas Bill, entre outros, deixando um legado que transcende as gerações.
A história de Carlos Alberto Deleu é um testemunho de determinação, paixão e conquistas que moldaram profundamente a trajetória do Quarto de Milha no Brasil, ao formar grandes campeões para os criadores e proprietários da raça no país. Seu legado ressoa nas memórias daqueles que o conhecem e nas realizações que perpetuam a tradição do cavalo mais versátil do mundo e que o fizeram chegar ao Hall da Fama da ABQM.
Jairo Martins de Oliveira (in memoriam)
Jairo Martins de Oliveira foi um ícone do Quarto de Milha no Brasil e deixou um legado inestimável como o primeiro treinador de cavalos da raça no país. Nascido em 1938, Jairo dedicou sua vida ao aprimoramento das práticas equestres e à formação de talentosos cavaleiros e amazonas. Sua partida ocorreu em 2016, aos 78 anos, deixando seu nome marcado na história da raça e seu legado continua influenciando as novas gerações.
O lendário quartista iniciou sua trajetória no Quarto de Milha, em 1963, quando foi convidado por Adão Lereno Medeiros para trabalhar na Fazenda Água de Prata, em Taciba (SP). Em 1970, sua história se entrelaçou com a fundação do Rancho Quarto de Milha de Presidente Prudente (SP), quando passou a residir e cuidar do local. Rolando Rosas Neto, um dos fundadores do Rancho, foi quem trouxe o “peão” do Paraná que se tornaria um dos maiores nomes da raça no Brasil.
Desde então, Jairo foi se aperfeiçoando e aprendendo novidades do Quarto de Milha, através de vídeos que Benedito Moreira recebia do seu patrão Heraldo de Araújo Pessoa (diretor da ABQM), nas suas viagens aos EUA, e mostravam as novas técnicas do Laço e adestramento dos cavalos da raça. No ano de 1975, Jairo fez parte da primeira equipe de laçadores do Rancho Quarto de Milha formada pelo instrutor norte-americano Bobby Seals – campeão mundial de Laço.
Em 1977, durante a Expo Londrina (PR), Jairo se consagrou como o primeiro recordista brasileiro da modalidade, marcando o tempo de 12 segundos. Esse feito destacou sua habilidade excepcional no esporte. Sua contribuição foi além das competições e, também, se tornou um reconhecido treinador dos esportes de velocidade da raça.
Como instrutor, Jairo foi o grande mestre de uma prestigiada geração de cavaleiros. Ao transmitir seus conhecimentos e técnicas no Laço, Seis Balizas e Três Tambores, moldou inúmeros talentos que se tornaram campeões reconhecidos, entre eles: Lucinei Nunes Nogueira (o saudoso “Testa”), Geraldo Júnior, Guilherme Prata, Guto Medeiros, além das amazonas Fátima Medeiros, Renata Terra, Renata Prata e Mônica Ribeiro.
Jarbas Leonel Bertolli (in memoriam)
Jarbas Leonel Bertolli, porto-alegrense nascido em 1948 e formado pela Universidade de São Paulo na década de 1970, desempenhou um papel crucial na Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) ao dedicar sua vida em prol da paixão pelos cavalos.
Sua trajetória com a raça de cavalos mais versátil do mundo começou na gestão de Sérgio Nouguês, em 1986, quando ingressou na ABQM. Durante seus 26 anos como superintendente-técnico do Stud Book da Associação Quartista deixou uma marca significativa na organização.
Jarbas foi encarregado da implementação do Sistema de Informática para registros genealógicos de animais e credenciamento de inspetores, contribuindo para modernizar e agilizar os processos da Associação.
Com grande experiência como inspetor e médico veterinário, Bertolli foi um profundo conhecedor do cavalo Quarto de Milha. Seu legado é uma síntese de dedicação, conhecimento técnico e contribuições inestimáveis para a preservação e desenvolvimento da raça.
Conhecedor profundo de tudo que se refere ao cartório do cavalo Quarto de Milha, Jarbas Leonel Bertolli faleceu aos 74 anos, em 11 de setembro de 2022, deixando um legado de conhecimento e competência que perdurará na história e que agora passará a ser eternizado no Hall da Fama da ABQM.
Júnior Nogueira
Referência no mundo das competições com cavalo Quarto de Milha, o brasileiro Júnior Nogueira fez história e conquistou, recentemente, o mundial de Team Roping, como pezeiro, na National Finals Rodeo (NFR), em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Conhecido carinhosamente como ‘Testinha’, o competidor se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial no Team Roping pela Professional Rodeo Cowboys Association (PRCA). Também é o primeiro a conquistar dois mundiais, já que, em 2016, tinha recebido o título de All Around (cowboy completo).
Ainda no NFR, fez cinco grandes temporadas, foi sétimo lugar no mundial de 2014 (estreia), quarto em 2015 e segundo lugar em 2016, 2017, 2018 e 2019.
Júnior Nogueira coleciona prêmios internacionais e, hoje, é considerado um grande ídolo do esporte nos Estados Unidos, tendo conquistado respeito e admiração, não só do público, como de colegas e do corpo técnico.
E o talento da família não para aí: Testinha é filho de Elisiane Nogueira, uma das primeiras mulheres a laçar e a participar de uma competição no Brasil.
O laçador tem suas raízes no Rancho Quarto de Milha, localizado em Presidente Prudente (SP), um dos principais e pioneiros espaços da raça no país, tendo sido também grande incentivador da criação das primeiras pistas de provas de Laço. Por tudo isso, hoje ele recebe o Hall da Fama da ABQM.
Wellington Germano de Queiroz (in memoriam)
Um dos maiores criadores de cavalos Quarto de Milha de Corrida do Brasil, Wellington Germano de Queiroz deixou uma herança inestimável para a raça. O potiguar, natural de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, foi um notável investidor do mercado de cavalos de Corrida, tornando-se ícone na criação da raça investindo em genética de alta qualidade e trazendo ao Brasil campeões internacionais. Proprietário do Haras Fazenda Bela, Queiroz presidiu ainda o Centro Hípico do Oeste S/A e foi um dos fundadores e presidente do Jockey Club de Sorocaba.
Apaixonado por corridas de cavalos, ao longo de mais de três décadas, o quartista realizou aquisições de grandes exemplares da raça tanto no mercado interno quanto no norte-americano, o que tornou o Haras Fazenda Bela líder nas principais competições esportivas nos anos de 1990. Seu papel como criador foi fundamental para enriquecer a criação nacional, introduzindo importantes garanhões do Quarto de Milha no Brasil, incluindo o campeão mundial Super Sound Charge, Ronas Ryon e o excepcional Holland Ease, produtor de Corona Cartel, um dos melhores exemplares da raça no mundo. Seu plantel foi Líder de Estatísticas do Jockey Club de Sorocaba em várias temporadas.
Wellington Germano de Queiroz foi também precursor das corridas de cavalos no Nordeste. Sua dedicação e paixão pela raça Quarto de Milha se refletiram no plantel de mais de 200 animais puros que chegou a possuir.
Sua dedicação e paixão pela raça persistem como uma influência duradoura na comunidade de criadores e amantes do Quarto de Milha, marcando uma era de excelência em nossa história. O sonho que Queiroz tinha de um futuro promissor para os nossos cavalos se tornou realidade e agora seu nome passa a estar eternizado no Hall da Fama da ABQM.Parte superior do formulário
Henrique Prata
A luta pela excelência no tratamento de câncer no Brasil encontra em Henrique Prata uma de suas principais referências. Conhecido por seu trabalho na Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, referência no tratamento da doença, Henrique Prata também é criador de cavalos e um apaixonado pela raça Quarto de Milha.
Em 2021, o diretor-presidente do Hospital de Amor de Barretos, em São Paulo, ajudou a fortalecer a construção de um hospital do mesmo porte em Lagartos, Sergipe, cidade conhecida pela tradição da Vaquejada. A unidade oncológica trará atendimento de excelência no tratamento do câncer para a região Nordeste, além de ser um grandioso investimento para a geração de emprego e renda.
Durante leilão realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Prata falou sobre a alegria em poder colaborar com a construção deste complexo hospitalar que fará a diferença na região Nordeste. Assim como em Barretos (SP), onde o Hospital do Amor é constantemente apoiado pelos rodeios que ocorrem na cidade, a ideia é que o Hospital do Amor de Lagarto (SE) também receba sempre o apoio da vaquejada.
Entre 2019 e 2021, Henrique Prata fez parte do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Em uma gestão marcada por importantes avanços para o setor, ele teve participação importante para o desenvolvimento da raça nos últimos anos. Por todo o trabalho prestado, Henrique Prata é homenageado no Hall da Fama.
Paulo Fernando Cavalcanti
Chamado pelos amigos de ‘Cuca’, o empresário e usineiro do agronegócio, Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho, é proprietário do Haras PFF, localizado na cidade de Capim, na Paraíba.
Defensor da Vaquejada e amante do cavalo Quarto de Milha, Cuca teve papel fundamental na expansão da raça no Nordeste brasileiro, tendo em suas propriedades animais de destaque, com posições importantes em provas da modalidade.
Ex-presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Cuca foi um dos líderes, em 2016, do ‘Movimento Vaquejada Legal’, que desenvolveu importantes ações de apoio aos vaqueiros e à prática esportiva.
Em Brasília (DF), apoiou e acompanhou a aprovação da PEC da Vaquejada, que garante a prática do esporte na Constituição e reduz os entraves jurídicos para a realização da atividade em todo o Brasil.
Ele também recebeu diversas homenagens, como o título de cidadão paraibano, concedido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), pelos relevantes serviços prestados ao estado, especialmente por seu sucesso à frente do Grupo Japungu.
Cuca também foi vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, no biênio 2019/2021. E por toda a sua contribuição à Vaquejada e à raça Quarto de Milha, Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho recebe esta homenagem no Hall da Fama.
Duda Mendonça
Duda Mendonça tem uma história marcada por sua paixão pela raça Quarto de Milha e pela realização das provas de Corrida e Vaquejada. Publicitário renomado, Duda Mendonça liderou equipes nas provas e foi um importante criador de cavalos Quarto de Milha, com destaque para o Garanhão THROWIN A FIT, hoje pertencente ao Haras Fábio José.
O quartista deixou sua marca na batalha jurídica enfrentada pela Vaquejada no Brasil, e teve papel fundamental na defesa da profissionalização e da regulamentação do esporte.
Como proprietário do Haras LM, localizado em Tanquinho (BA), que leva o nome do seu filho e coordenador da propriedade, o vaqueiro Lucas Mendonça, o publicitário e o campeão já falecido Alex Araújo conquistaram, em um mesmo ano, os títulos de melhor vaqueiro, cavalo e equipe, no Campeonato Portal Vaquejada.
A sua contribuição para esse esporte no Brasil também é considerada marcante pelo trabalho de genética feito no haras, que deu origem a excelentes animais que, hoje, fazem história na Vaquejada, com prêmios não só para os animais, como também para atletas e produtores.
Falecido em 16 de agosto de 2021, aos 77 anos, Duda Mendonça eterniza a sua história com o Quarto de Milha no 11° Hall da Fama.
Dirley Rugolo
Segundo Dirley, a largada foi dada a partir das cavalgadas realizadas em companhia das filhas Caroline e Louise, ainda jovens. Passados alguns anos, a paixão ganhou maior intensidade quando elas começaram a praticar a modalidade de Três Tambores.
Contando com o apoio da Rose Mary, nos cuidados com os animais e das filhas, em 2009, no dia 06 de março, Dirley concretizou o sonho familiar, com a inauguração do Haras Raphaela. Tornando-se um dos maiores complexos esportivos da América Latina, essa infraestrutura está localizada entre as cidades de Tietê e Porto Feliz, interior paulista.
O complexo tornou-se referência internacional, ocupando uma área de 35 alqueires entre haras e o complexo esportivo, sendo considerado como um dos maiores e mais completos da América Latina. Além do Raphaela’s Hall, um dos espaços para leilões e eventos sociais mais modernos da atualidade.
Com a realização em grande estilo de seu 1º Grand Prix de Três Tambores, as provas reuniram aproximadamente 1.500 inscrições e 580 animais em competição, sendo considerado na época o maior evento particular da modalidade.
Além do complexo esportivo, o espaço é composto por amplos pavilhões de cocheiras, que abrigam um plantel superior a 180 animais das melhores linhagens de Velocidade e Trabalho, nacionais e internacionais, e uma produção de 45 potros por ano.
O haras possui também uma completa central de reprodução com equipe especializada. Visando alcançar a excelência de seu plantel, Dirley Rugolo vem investindo em animais Quarto de Milha de alto padrão genético internacional, com garanhões de sua propriedade ou de condominiados.
Todo esse empreendedorismo, amor e respeito aos animais dedicado por Dirley e sua família é refletido nas pontuações do Haras Raphaela, que atualmente supera os 5,6 mil pontos, como criador, e 1,9 mil pontos, como proprietário. Além disso, o plantel será premiado pelo terceiro ano consecutivo como melhor proprietário do ranking geral do ABQM Awards.
Por sua contribuição com o crescimento e profissionalização que alcançou a raça Quarto de Milha no Brasil, nos últimos anos, é que Dirley Rugolo recebe da ABQM essa homenagem durante o 10º Hall da Fama.
Geraldo Majella
A primeira pista de Vaquejada coberta do Brasil, localizada no Parque das Palmeiras, parte do Complexo Equestre de Geraldo Majella, representa para os competidores, criadores e admiradores da prática moderna do esporte, uma grande e importante conquista.
Com uma estrutura projetada para produzir o melhor da raça Quarto de Milha, o Haras Fábio José possui um dos bancos genéticos mais cobiçados do país, com destaque para as suas matrizes produtoras de Vaquejada e Três Tambores: Apollo´S Fling 3P, Chicks Streakin, Cinderela Vibora, Go Girl Toro LM, Grampola Blue Max, Linda Wild, Miss Wild Decree, Pine Easy, Twist Tari Hv, Victory Jet His, Lena Sant'ana e Magie Fit LM.
Com a disposição de grandes matrizes, o plantel de Geraldo Majella conta com um time de garanhões de qualidade inquestionável: Let Add, Apollo Del Rancho e Throwin A Fit.
Com dedicação, visão empreendedora e respeito pelos colaboradores, Geraldo Majella pensou em todos os detalhes. O complexo esportivo e o espaço FJ Ringo Multieventos oferecem conforto e estrutura inovadores, tanto para quem trabalha como para quem lá visita.
Ilson Romanelli
Ele torna-se um verdadeiro cowboy montado em um cavalo Quarto de Milha. Como competidor é sempre destaque dentro das arenas, mas é como ser um humano, de primeira grandeza, que Ilson Romanelli conquista respeito e admiração de todos.
Empresário atuante no estado do Paraná, é em Londrina que ele faz morada. Sempre perto dos seus negócios e de seus cavalos, destaca-se na criação como um dos maiores incentivadores das provas de Laço no Brasil.
Nos arredores da sua cidade, está a sua criação de gado e cavalos Quarto de Milha, palco perfeito para um quartista nato.
Em um ano que a Associação precisou reunir forças para realizar dois dos seus maiores eventos, a ABQM encontrou em Ilson Romanelli um ponto de apoio fundamental. Essa atitude trouxe a ele ainda mais admiração e foi aplaudido por criadores de todo o Brasil, que estiveram em Londrina (PR), durante o 41º Campeonato Nacional e o 39º Potro do Futuro da ABQM, em 2018.
Sempre atento às mudanças, uma das maiores preocupações de Ilson Romanelli é com os bons tratos aos animais e a regulamentação das provas equestres no país. Luta com força total pela sustentabilidade e segurança para a criação de cavalos no Brasil e para realização das competições regulamentadas.
Em reconhecimento por sua contribuição à raça Quarto de Milha, a ABQM homenageia Ilson Romanelli, na 10ª edição do Hall da Fama.
Jefferson Abbud
Aos 60 anos de idade, o paulista Jefferson Butti Abbud tornou-se um nome de referência, quando o assunto é a modalidade de Rédeas. O titular do Haras Sacramento, em Avaré (SP), teve o início de sua criação de Quarto de Milha por volta de 1980, quando adquiriu cinco fêmeas mestiças, em um leilão oficial da ABQM, realizado no Parque da Água Branca, na capital paulista.
Seu haras teve sua primeira conquista esportiva com o cavalo Top Three PH. Além do incentivo pela vitória e um bom planejamento, o empresário da área de construção civil começou a investir mais na raça. Em viagem ao Texas, pensando em unir pedigree, performance, beleza e genética de alto padrão, Jefferson Abbud focou no garanhão Preto Peppy Lee San, ganhador de US$ 130 mil dólares, na modalidade de Apartação.
No Brasil, o garanhão produziu vários destaques, entre eles, o campeão Mega Jac Peppy. Mas o criador quis atingir voos mais altos e trouxe ao país, em março de 1995, outro expoente de ponta e que marcou seu nome na história da raça, o premiadíssimo em Rédeas: Melodys Dun It, filho de Hollywood Dun It. Cavalo que se tornou líder das estatísticas de reprodução e, em 2014, entrou para o seleto grupo do Hall da Fama ABQM.
Segundo o criador, na época ele já era um consagrado campeão de Rédeas nas mãos do Tim McQuay, e por conta disso foi grande a expectativa da sua vinda ao Brasil. O Melodys foi, sem dúvida até hoje, o grande ícone da história dos 40 anos do Haras Sacramento. Em seguida, o criatório importou também outros destaques, como: Chicnic (2000), Heza Genuine Whiz (2001), Helluva Chex (2004), Shine N Shoot (2009), Gunner Boy (2007) e Small Load (2011).
Além de todos esses garanhões, Jefferson Abbud possui nas cocheiras do Haras Sacramento matrizes de alta qualidade, produtoras de campeões em várias modalidades, que lhe proporciona ser destaque como criador, proprietário e competidor, tanto no esporte como no mercado da raça, através de leilões, ocupando altas posições entre os melhores de cada ano.
Ele também colaborou na condução da raça, sendo por 16 anos vice-presidente e por seis temporadas membro do Conselho de Administração da ABQM, além de 16 anos como vice-presidente da ANCR.
Jefferson Abbud é, sem dúvida, um dos criadores que mais contribuíram para o crescimento das Rédeas e de outras modalidades no Brasil, e por isso o criador e proprietário do Haras Sacramento é homenageado no 10º Hall da Fama ABQM.
Sandra Leonor Pereira da Silva Navarro
Com base na matéria publicada na Revista Quarto de Milha – Ed. 101, de 1998, com o título: “Think A Mite Ranch Tem um Tesouro em Florestópolis”, realizada pelo jornalista Moacir Russo, iniciámos esse texto para falar de Sandra Leonor Pereira da Silva Navarro. Titular da propriedade em conjunto com o esposo Jayme Navarro, já falecido, passou para a história do Quarto de Milha como símbolo de sucesso das provas de Trabalho.
“Rodeado por um mar de cana-de-açúcar localizado no Km 52 da Rodovia PR 170, em Florianópolis, a 80 quilômetros de Londrina (PR), a criação Quarto de Milha do Think A Mite começou com animais mestiços, que eram domados e vendidos para o mercado de Mato Grosso. Em 1990, compraram Special Kelly, a primeira égua importada que veio para o haras, no Leilão da ANCA, em Presidente Prudente (SP). A partir daí, venderam quase todos animais mestiços, compraram coberturas e investiram em touros, que eram utilizados em treinamentos por profissionais consagrados. Os resultados começaram a aparecer já no Potro do Futuro de 1992, em Uberlândia (MG), conquistando os títulos de campeão e reservado de Laço Cabeça e Pé (Aberta), com Tom Jay DP e Marjet Trade JA, além de vencerem o Laço Cabeça (Amador) com Mr. Catch Star. Nos anos seguintes outros animais se destacaram nas pistas, entre eles: Contra-Ataca KRB, nos Três e Cinco Tambores; Sage Bird, Fly Swift Airhorse, Afaganistão HB, Fly Swift Airhorse, Golf Chicks RT, Odisséia SCA e Golf Chicks RT, todos no Laço em Dupla (Cabeça e Pé). Na Apartação, o haras também mostrou sua força vencendo com Powder Playboy. Já no Potro do Futuro de 1994, o Think A Mite Ranch conquistou o tricampeonato Amador e o bicampeonato da classe Aberta. Mas o casal queria dar um impulso ainda maior na criação. Então, no mês de outubro deste mesmo ano, descobriram uma tropa invejável e compraram em sociedade com Eduardo e Wendy Ribeiro o plantel do criador Antonio José Rossi Junqueira Vilela, dono do Haras Itahipa”. Orgulhosa pela aquisição na época, Sandra Navarro destacou: “É um plantel constituído por matrizes e garanhões importados dos melhores criatórios dos Estados Unidos, composto por filhas de Doc O’lena, Doc Tari, Peppy San Badger, Colonel Leo Bar, Freckles Playboy, Smart Little Lena, Son Of A Doc, Doc’s Oak, Doc’s Prescripition e Doc’s Hickory, além dos cavalos: Keys To The Moon, filho de Doc O’lena com Bar Socks Babe - uma das maiores éguas produtoras de campeões de Apartação nos Estados Unidos; Sandstorm Pep (Peppy San Badger x Doctors Sandy Doll); e Freckles Nevada (Freckles Playboy x Clarks Hugger)”.
E a partir daí, com os acasalamentos destes animais, o Think A Mite passou a ser umas das referências de qualidade no criatório brasileiro, proporcionando a atingir atualmente 3.278,75 pontos pela ABQM. Desde que foi criado o ABQM Awards em 2007, Sandra Navarro já foi a mais pontuada como Melhor Criadora em oito versões nas seguintes modalidades: Laço Cabeça (5 vezes); Laço Pé (5 vezes); Laço em Dupla (3 vezes); Laço Individual (uma vez). E nestes oito anos, Keys To The Moon – garanhão titular do Think A Mite e responsável por toda essa paixão da criadora – foi o destaque dez vezes como Reprodutor e em 2013 ingressou no seleto grupo de animais do Hall da Fama ABQM.
A história de vida de Sandra Navarro é definida por ela como “uma arte de criar cavalos”.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Foto: Gabriel Oliveira
Animais Premiados
Angolano Beaver
um animal puro nascido em 23/10/1995, na cidade de Três Rios – RJ. Angolano Beaver CV veio a óbito em 10/10/2021. Hoje, teria 28 anos idade e 27 anos hípicos. O animal foi registrado na ABQM em 02/04/1996 e possui 205 competições, com 4492.75 pontos como reprodutor da raça Quarto de Milha. Seu pai PLAYBOYS GOLDUST - P028451 um macho importado, desembarcou no Brasil em 1990.
Angolano Beaver CV tem 265 filhos registrados sendo 105 destes pontuados pela ABQM. Angolano superou seu pai alcançando 265 filhos enquanto seu pai possui 230. O animal destacou-se na modalidade de Três Tambores e Seis Balizas. Em 2009, foi Campeão da 3ª Copa dos Campeões da Raça Quarto de Milha com o seu atual proprietário na modalidade de Seis Balizas.
Angolano Beaver também possui REGISTRO DE MÉRITO ABERTA, REGISTRO DE MÉRITO AMADOR, REGISTRO DE MÉRITO JOVEM, REGISTRO DE MÉRITO SUPERIOR ABERTA Seis Balizas, REGISTRO DE MÉRITO SUPERIOR ABERTA Três Tambores, REGISTRO DE MÉRITO SUPERIOR JOVEM Três Tambores.
Seu filho mais pontuado é o BEAVER LOVE 3D, um macho mestiço possuindo 340.25 pontos conquistados nas mesmas modalidades do pai. Angolano Beaver CV tem como proprietário o criador Durval Fernandes de Souza Filho.
Bringalena
ringalena é um animal puro, nascido em 28/04/1982. Foi importado pela AGROPECUÁRIA CHANCELLER LTDA, em 10/05/1988, da cidade Novo México e faleceu no dia 30/09/2004.
Bringalena possui 190 filhos registrados no SRG (Serviço de Registro Genealógico) da ABQM. Destes, 50 são pontuados no ranking geral da raça. O animal destacou-se na modalidade de Apartação. Em 1989, conquistou o 1° lugar em XII CAMPEONATO NACIONAL QM TRABALHO.
Na sua última participação em provas oficiais da raça, em 1993, conquistou a nota 2,070 e ficou em 1° colocado no XVI CAMP. NACIONAL ABQM 1993 Aberta Apartação - Aberta – Sênior com o competidor CARLOS ANTÔNIO COTRIN DE SOUZA. Em 2015, conquistou seu primeiro Registro de Mérito na Classe Aberta e na Amador.
Rick Toro VM
um animal puro, nascido em 06/07/1999 na cidade de Bauru (SP). Rick Toro VM morreu em 12/03/2013. Atualmente, se vivo, teria 23 anos hípicos. Foi registrado na ABQM, em 28/11/2000. Com 36,50 pontos em competições deixou 77 Filhos, totalizando uma pontuação de: 693,50 (como reprodutor).
Todos os pontos conquistados pelo animal foram na modalidade de Vaquejada. Sua linhagem vem da corrida (com a mãe MISS HAWKER RICK) e do trabalho (com o pai APOLLO VM – que também já é um dos animais eternizados no Hall da Fama).
Em 2015, conquistou o seu primeiro Registro de Mérito na Classe Aberta e também o Registro de Mérito Superior na Classe Aberta de Vaquejada. Seu filho mais pontuado é ARCANJO TORO LM - P152847 com um total de 152,25 pontos, sendo o ganhador da IV COPA DOS CAMPEÕES VAQUEJADA, em 2020.
Miss Peppy Freckles
égua Miss Peppy Freckles nasceu em Penápolis no interior de SP. É um animal puro sangue, filha de Little Peppy Sam e Caseys Freckles. O animal veio a óbito em 9 de agosto de 2021. Deixou 29 filhos registrados. Destes, 16 são pontuados na ABQM. A égua criada para reprodução deixou filhos que se destacam nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas. Um de seus filhos, Humaita Objetivo G tem grande destaque na pista de Laço em Dupla. Miss Peppy Freckles é detentora de 1.117,75 pontos, como reprodutora no ranking da ABQM
PG BILLY GRAY
ascido em 12 de junho de 1999, nos Estados Unidos, PG Billy Gray desembarcou no Brasil um ano e meio depois, em dezembro de 2000. Mal havia chegado ao país, o tordilho teve toda a temporada de monta de 2001 vendida.
PG Billy Gray foi trazido ao Brasil por Leo Willebrorus Segerius, empresário e criador holandês radicado no Brasil, em sociedade com Ovídio Vieira, então presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
Esse exemplar fantástico foi da criação do treinador norte-americano de cavalos de Rédeas, Dick Pieper, que foi campeão mundial da modalidade. O pai do cavalo, Playgun, chegou a ganhar quase US$ 200 mil em provas de Apartação nos EUA. Já a mãe, Miss Freckles Reed foi produtora de animais e campeã em diversas modalidades como Apartação, Rédeas e Três Tambores.
PG Billy Gray foi o primeiro filho do Playgun a ingressar no Brasil. Em sua estreia na reprodução gerou dois campeões, quatro reservados campeões e três animais “Top Ten” no Potro do Futuro ABQM.
Os filhos do tordilho têm mais de dois mil pontos na ABQM, com destaque nas modalidades de Três Tambores, Laço Individual Técnico e Vaquejada. PG Billy Gray desapareceu em 31 de janeiro de 2018, aos 18 anos.
SHADY KING TIMES EK
strela do Haras Two Brothers, Shady King Times EK desapareceu em 12 de junho de 2021, deixando uma grande marca na história do cavalo Quarto de Milha no Brasil.
O castanho, nascido em 15 de outubro de 1997, é filho da Lenda Shady Leo e Troubles’s Katie FF, sendo irmão do El Shady Zorrero, que também é filho de Shady Leo e assim como Shady King Times EK entra para o Hall da Fama da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) de 2021.
Com nome de rei, é o 5º maior reprodutor da história da ABQM. Possui filhos pontuados em Três Tambores, Seis Balizas, Laço Cabeça, Vaquejada, Laço Pé, Laço em Dupla, Ranch Sorting, Laço Individual, Laço Comprido, Team Penning, Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade e Conformação. Seus filhos somam mais de seis mil pontos na ABQM, com destaque nos Três Tambores.
Foi campeão Potro do Futuro ABQM 2005, nas modalidades Três Tambores e Seis Balizas, sendo recordista na primeira. Levou o ABQM Awards como melhor reprodutor de Laço Cabeça, no ano de 2017.
Era de propriedade de Eduardo Kucinski e de criação de Fauzet Farha.
EL SHADY ZORRERO
lenda branca, El Shady Zorrero, filho de Shady Leo x El Annie Bell, nasceu em 18 de novembro de 1990. O tordilho desapareceu aos 30 anos, no dia 20 de março de 2021, deixando um grande legado na história do Quarto de Milha no Brasil.
O garanhão, dono de uma beleza arrebatadora, desde 2015, é o maior reprodutor em número de pontos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Ele ultrapassou a marca de seu pai, Shady Leo e se consagrou como o maior garanhão do Brasil. Seus filhos somam mais de 14 mil pontos na ABQM, destacando-se nas modalidades de Três Tambores, Seis Balizas e Vaquejada.
Mas o legado de El Shady Zorrero vai além da reprodução. Ele fez mais de R$ 1,4 milhão em prêmios, segundo dados do SGP, e conquistou 19 troféus do ABQM Awards: melhor reprodutor geral de 2009 a 2015, Seis Balizas de 2009 a 2017, Três Tambores em 2015 e 2016 e Laço Individual, em 2013. El Shady Zorrero também foi líder da modalidade de Maneabilidade e Velocidade da temporada 2018/2019.
O animal era de propriedade do bauruense Paulo César Rebeis Farha, da Fazenda Caruana, e criação de Sancarlo Agropecuária Ltda.
SILVER WILD SLN
enda do Quarto de Milha, considerado um divisor de águas na Vaquejada, Silver Wild SLN, conhecido como ROXÃO, nasceu em 06 de janeiro de 1994 e desapareceu em março de 2021, aos 27 anos.
Primeiro campeão e produtor de campeões da história da Vaquejada, líder absoluto das estatísticas de todos os tempos na modalidade pela ABQM, o tordilho conquistou títulos importantes como o 1º Circuito Nacional Mastruz com Leite, em 2000; o Circuito Ford de Vaquejada 2001; e o Circuito Mineiro Semente da Terra 2002.
Filho de Wild Dash SLN e Dorinha Alamitos SLN, Roxão foi um garanhão produtor de inúmeros campeões em Vaquejada e Três Tambores, deixando seu nome escrito na história como um dos maiores garanhões de todos os tempos.
Seus filhos somam mais de 2.550 pontos na ABQM, o colocando também como um dos maiores avôs maternos da história. Com isso, Roxão destacou-se absolutamente na Vaquejada, esporte que é patrimônio imaterial da cultura brasileira.
A família Roxa é a linhagem mais premiada da modalidade, em 2020, os descendentes de Roxão se destacaram nas principais provas do Brasil, foram mais de 30 classificações, só em provas da ABQM.
O maior produtor de campeões da Vaquejada de todos os tempos, também foi premiado por cinco vezes no ABQM Awards, nas edições de 2015, 2016, 2017, 2019 e 2021, como melhor reprodutor do ano, mais um recorde alcançado pela lenda Roxão, de propriedade de Jonatas de Oliveira Dantas Filho e criação de Sérgio Luiz Rodovalho Nouguês.
Eternaly Steel FB
ascido em 1993, o baio amarilho Eternaly Steel FB, de criação de Fábio Baracat, era filho de Eternaly Fred (Hall da Fama da ABQM) e de Glauce Lee, uma filha de Alamitos Lad, possuindo portanto uma genética específica para o esporte da Vaquejada.
Nas pistas, confirmou todo o seu potencial genético, sendo um dos grandes animais de derrubar boi em sua época. Montado por vários vaqueiros obteve seus principais títulos sob a sela do consagrado vaqueiro Neco Menezes, acumulando 28 pontos na ABQM, obtendo RMT na Classe Aberta, sendo Campeão do Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada em 2004, Campeão da 8º Etapa do II Circuito ANQM em 2007 e Campeão da 3º Etapa do Circuito Pernambucano em 2007, sempre na Categoria Aberta. Além destas conquistas, Eternaly Steel FB ainda faturou mais de 10 carros e 20 motos em importantes Vaquejadas em todo o território nordestino.
Comprovando-se como uma verdadeira estrela das Vaquejadas, foi licitado em Dezembro de 2007 por Jonatas Dantas no Leilão Clube do Vaqueiro, sendo adquirido por R$468.000,00 (3º maior valor daquele ano) pelo condomínio formado por Cowboy Ranch, Haras Estrela, Haras Show, Haras Santa Maria e Haras Luis Alves, desaparecendo 10 meses depois, tendo encurtada sua brilhante e promissora carreira de reprodutor.
Na reprodução, com apenas 73 filhos registrados, produziu 14 filhos que somam o total de 258 pontos na ABQM em Vaquejada, com destaque para: CALENDARIO SHADY AD, 61,50 pontos e RMT Superior em Vaquejada na Classe Aberta pela ABQM, Campeão do Potro do Futuro ABQM/11 de Vaquejada (Aberta-Puxar), etc.; ETERNALY EASE PFF, 51 pontos e RMT Superior em Vaquejada na Classe Aberta pela ABQM, Campeão do Campeonato Nacional ABQM/14 de Vaquejada (Aberta-Puxar), Res.Campeão do Campeonato Nacional ABQM/15 de Vaquejada (Aberta-Puxar), etc.; ROBERTINHA ETERNALLY, 58 pontos e RMT Superior em Vaquejada na Classe Aberta pela ABQM, 4º lugar no Potro do Futuro ABQM/13 de Vaquejada (Aberta-Esteira), etc.
Por ter sido um dos grandes nomes da Vaquejada em todos os tempos, tanto nas pistas, quanto na reprodução, Eternaly Steel FB merecidamente será eternizado no Hall da Fama da ABQM em 2020.
Texto: Alonso Flores.
Hipocresia Dash
m 10/09/2004 nascia em Tatuí (SP) na Estância Shalakô do saudoso criador Fernando Muniz de Souza a fêmea castanha Hipocresia Dash. Filha de Tolltac Daring e Empenhada (filha de Apollo VM), Hipocresia Dash consagrou-se em 2007 como um ícone das Corridas de Quarto de Milha do Brasil em todos os tempos.
Disputou apenas 6 corridas, sendo 3 classificatórias e 3 finais de provas clássicas, vencendo absolutamente todas, e, o que é mais impressionante, em três distâncias diferentes no Jockey Clube de Sorocaba. Ela cravou 16s50 nos 301 metros na final do GP Torneio Iníco, 19s72 nos 365 metros no GP Brazilian Futurity e 21s66 nos 402 metros no GP Latin American Megarace Quarter Horse. Obtendo Índice de Velocidade AAAT-113, acumulou R$460.000,00 em ganhos e tornou-se o único animal da história a vencer estes importantes GPs clássicos em um mesmo ano.
Após sua campanha vitoriosa foi adquirida pelo titular do Ana Dantas Ranch, Jonatas Dantas, e, foi prontamente exportada aos EUA, afinal, sua campanha brasileira impressionante, a credenciava a ser craque também nas pistas americanas. Infelizmente, quis o destino que uma laminite, desenvolvida logo em sua chegada em Miami. Mesmo assim, permaneceu por alguns anos no Estado do Texas.
Retornando ao Brasil para iniciar a sua carreira na reprodução, Hipocresia não decepcionou, tendo produzido animais com vitórias e colocações clássicas, com destaque para: * (11) CHARLOTE STONE AD, AAAT-100, 3 vitórias, 3 2ºs e 2 3ºs em 11 atuações em Sorocaba, R$187.000,00 em prêmios, 1º no GP São Paulo-I Trílice Coroa/14, 1º no GP Brasil-II Tríplice Coroa/14, 2º no GP Consagração-III Tríplice Coroa/14, 2º no GP ABQM Rainha da Velocidade/15, etc.; BARAC FOR ME AD, AAAT-101, 1º no GP Haras Primavera/13 em Canindé-CE, finalista do GP ABQM Potro do Futuro/14, etc.; CAMEL DASH AD, AAA-99, Vencedor do GP Severino Omena/13 em Caruarú-PE, 2º na Classif.do GP Megarace/14, 2º na Consolação do GP Megarace/14,etc.; ECLIPSE SEIS AD, AAA-95, 2º no GP Megarace/16 (1º na classificatória) em apenas 3 atuações em Sorocaba, R$100.000,00 em prêmios, etc.
Desaparecida em 25/11/2019, Hipocresia Dash, deixou seu nome na história do cavalo Quarto de Milha de Velocidade no Brasil, e, por essa razão, em 2020, merecidamente, sera incluída no Hall da Fama da ABQM.
Texto: Alonso Flores.
Pocodo Andy
m 23 de Agosto de 1999, desembarcava no Brasil o Campeão americano de Rédeas, POCODO ANDY. Com apenas 4 anos e 5 meses, já trazia em sua bagagem, títulos importantes como os de Campeão do NRBC Intermediate Open e Spectacular Open Derbies, Campeão do Fort Worth Stock Show Novice Horse Open e expressivas colocações como Top 5 no NRHA Intermediate Open Derby e 3º lugar no Southwest RHA Limited Open Futurity. Porém, a história deste cavalo com o Brasil começou, quando José Rodrigo Machado Zica, titular da Fazenda Santa Helena, de Matozinhos/MG, incentivou seus filhos, Roberto e Felipe, ainda muito jovens à época, numa viagem ao Texas, a adquirirem um garanhão para o seu criatório. Com a companhia do treinador brasileiro de Rédeas, Carlos Deleu, visitaram diversos ranchos em território texano, até que se encantaram com o então potro Pocodo Andy, no Diamond B Ranch. Sendo assim, os dois irmãos decidiram adquirir Pocodo, sempre com o aval e incondicional incentivo de seu pai. Após isso, deixaram o cavalo nos EUA em treinamento com Deleu, só o trazendo ao Brasil, após a vitoriosa campanha do conjunto nas pistas americanas de Rédeas.
Em terras tupiniquins, o habilidoso alazão ainda conquistou o Campeonato Nacional ABQM na Categoria Amador no ano de 2000, foi Campeão do Congresso ABQM em 2001 na Categoria Aberta e em 2002, na sela de Alexandre Ramos, conquistou a 6ª colocação na Categoria Individual nos Jogos Equestres Mundiais realizados em Jerez de La frontera, na Espanha, feito este, que por 16 anos foi a melhor colocação de um conjunto brasileiro na competição.
Na reprodução, Podoco Andy conseguiu ser um animal superior ao que foi como atleta, pois produziu craques em praticamente todas as modalidades de Trabalho. Ao longo dos anos, tanto a família Zica, quanto os demais criadores que investiram nos filhos do garanhão, testaram sua progênie em esportes variados, sendo que posuindo 347 produtos registrados, produziu animais que somam 1.523,50 pontos na ABQM em 17 modalidades diferentes: Três Tambores, Apartação, Rédeas, Working Cow Horse, Laço Pé, Laço em Dupla, Laço Cabeça, Laço Individual Cronometrado, Laço Individual Técnico, Laço Comprido Armada, Laço Comprido Técnico,Team Penning, Ranch Sorting, Vaquejada, Performance Halter, Seis Balizas e Maneabilidade e Velocidade.
A versatilidade de seus filhos foi também refletida em seus netos, que o colocam entre os 48 melhores como avô no Ranking Geral de todos os tempos pela ABQM, sendo pai de garanhões e matrizes que produziram 2.560,25 pontos em várias modalidades.
Filho de Haidalena na égua Podoco Annie (filha de Pocodo Jordan), nascido em 24/02/1995 e desaparecido em 22/01/2012, Pocodo Andy representa um capítulo importante no criatório da Fazenda Santa Helena e da história da tradicional família quartista “Simões Zica”. Além disso, suas qualidades como atleta e principalmente seus atributos como reprodutor, também deixaram um legado grandioso para Cavalo Quarto de Milha de Trabalho no Brasil, e, por este motivo, será eternizado no Hall da Fama da ABQM em 2020.
Smarvelena
m 1988 chegava para residir em definitivo no Brasil a família alemã “Schilling”. O motivo da mudança do casal Walter e Maria para o nosso país era um só: A paixão de sua filha Yasmin pelos cavalos Quarto de Milha. Tendo eles fundado o Haras Yasmin em 1984 na cidade de Rancharia/SP, onde tinham adquirido uma fazenda no final da década de 1970, em 1988, após Yasmin ter completado a maioridade, devido à sua grande insistência, eles enfim se mudaram.
Neste mesmo ano, sabendo que todo grande Haras precisa de um reprodutor, e, sabendo que o outro grande sonho de sua filha era ter um garanhão americano, Walter enviou Yasmin e Maria aos EUA para que procurassem no Texas um potro que iria concretizar o sonho de Yasmin, e, se tornar o garanhão chefe do Haras.
Apaixonada pela modalidade de Apartação, Yasmin começou sua busca por um filho de Doc O’Lena, porém, na época, os norte-americanos diziam que ela deveria comprar um filho de Smart Little Lena, pois eles acreditavam que este seria melhor que o pai (Doc O’Lena). Porém, fiel às suas convicções, Yasmin continuou sua procura, até que um amigo da família, Sérgio Luiz Cassius, indicou o potro que elas tanto procuravam: Smarvelena. Filho de Doc O’Lena e de Pepard (Peppy San), o castanho recém desmamado era irmão próprio de sangue do cobiçado Smart Little Lena. Sendo assim, mãe e filha desembolsaram uma quantia referente ao dobro da média dos valores dos potros que elas tinham visto até então, e, retornaram satisfeitas ao Brasil.
Desembarcado aqui em 1989, Smarvelena foi para treinamento de Apartação em 1990 com o treinador Aparecido Ávalos, que em curta campanha no ano de 1991 obteve o título de Reservado Campeão do Campeonato Nacional ABQM na Categoria Aberta, além de ter sido Campeão da Etapa Final do Campeonato Paulista de Apartação e 4º lugar no Super Stakes ANCA daquele ano, sempre na Categoria Aberta, tendo de ser retirado precocemente de sua promissora campanha por motivos de lesão.
Em 1990, Smarvelena cobriu suas primeiras éguas, porém, já a partir de 1991 ele entrou de vez na sua carreira de reprodutor.
Desaparecido em 2009, ele deixou 504 filhos registrados na ABQM, que totalizam 952,50 pontos em 15 modalidades diferentes de Trabalho, colocando-se com um dos principais reprodutores de todos os tempos em Apartação, Rédeas, Working Cow Horse, Team Penning e Laço Pé, sendo que nesta última, venceu o “Awards ABQM” em 2009 como melhor reprodutor do ano.
Como avô Smarvelena coloca-se entre os 21 melhores de todos os tempos pela ABQM, sendo pai de inúmeros garanhões e matrizes produtores.
Dentre seus filhos destacam-se: Lena Badger Olena GR, Freckles Baldy FM, White Chic White, Ultra Smarvel YM, Identic Smarvel YM, Smart N’Oak, Peppy Leo Lena, etc.
Texto: Alonso Flores.
Napoleon Sus
lém de ser uma tradição cultural enraizada nas regiões Nordeste e Norte do País, a Vaquejada tornou-se também uma alternativa de vida para muitas famílias e uma apaixonante atividade esportiva em pé de igualdade com o futebol.
E um animal que contribui para valorizar ainda mais essa modalidade tem um nome: Napoleon Sus. Nascido em 31/10/1998, desapareceu aos 19 anos em agosto de 2017 e deixou um legado de conquistas para o criatório nacional. Esse baio amarilho, filho de Sucesso SKR e Bela Reca RC (Leolatch), totalizou em sua campanha na reprodução 700,5 pontos, com vários animais premiados na Vaquejada. Destacam-se entre eles: Princesa Sus SVM, vencedora em 2016 pela ABQM do Potro do Futuro e Nacional e em 2017 da Copa dos Campeões, todos pela classe Amador, totalizando 95 pontos e detentora de Registro de Mérito Superior (Amador); Boy Dash Deck, campeão do Derby ABQM 2010 (Amador); além de outros premiadíssimos animais com expressivas pontuações: Miss Failas Dash (68 pontos); Beijoca Sus INT (43,75 pontos – RM Superior Aberta); Lele Sus INT (42,5 pontos); Sucesso Maiden (41,5 pontos). Mas a maior consagração ocorreu em 2018 nos eventos da ABQM, pelas conquistas dos títulos de campeões do Potro do Futuro ABQM: Paloma Sus INT (animal de puxar), Ronald Sucess (esteira) e Cinderela Sus INT (puxar); e pelo Campeonato Nacional com: Bianca Napoleon (puxar), Cristal Sus INT (esteira) e Napoleon Brown (puxar).
Napoleon Sus foi da criação do paranaense Leônidas Ferreira Chaves e pertenceu a Marcos Studart Gomes Lima, titular do Haras Integral Mix, do Estado do Ceará. Marquinhos Lima, como é conhecido, revelou que sempre foi um apaixonado por cavalos, tanto nas Vaquejadas, nas Corridas e até nas Cavalgadas. “Eles representam lazer, alegria e amizade! E o Napoleon Sus reuniu tudo isso, tornando-se o marco inicial do nosso haras e fez com que essa paixão trouxesse à tona a responsabilidade de criar. Então aprendi a respeitar cada vez mais os grandes criadores, pois passei a viver de forma intensa o desejo de viabilizar o sonho de me tornar também um criador de cavalos. O Napoleon não está mais com a gente desde 2017, mas continua sendo a referência e uma identidade muito forte do nosso haras. Fico muito feliz em torcer e comemorar as vitórias de seus filhos junto com os seus proprietários, os quais apostaram em suas qualidades como reprodutor de Vaquejada. E todas as conquistas de seus produtos o transformaram em uma referência da raça Quarto de Milha, sendo agora homenageado pela ABQM no Hall da Fama. Agradeço muito a Deus por ter escolhido esse caminho para a nossa criação, por ter colocado o Napoleon como estrela principal e que nos proporcionou esse presente há um ano e meio depois do seu desaparecimento”.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Fotos: Gabriel Oliveira
Failas Ambasador
vinda da norte-americana Swift King Ranch ao Brasil começou em 1953 quando aqui desembarcou o texano Robert Kleberg Júnior, o “tio Kleberg”, com a missão de investir em nosso País. Trazendo na bagagem o know-how internacional, tornou-se a responsável pela introdução da raça Quarto de Milha e deu a largada na construção de nosso plantel. Acompanhando de sete éguas, o primeiro garanhão a chegar em suas fazendas na região de Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo, foi Saltilo Jr. Mas foi na segunda remessa que desembarcou Caracolito – animal que recebeu o Registro nº 1 da ABQM em 19/02/1970 e homenageado pela Associação no Hall da Fama em 2011.
Além deles, outros importantes exemplares desembarcaram e também se destacaram na reprodução brasileira, como El Zorrero e Dan’s Boy Skippy, ambos também Hall da Fama ABQM, respectivamente em 2012 e 2017; San Cardenal; Proud Effort; Víbora Solano, e o homenageado deste 9º evento Failas Ambasador. Nascido em 1969, esse filho de Mr Deck Moore e Miss Failas (Failas – PSI), trouxe em seu cartel na Corrida 5 vitórias, 3 segundos e 3 terceiros lugares e fez sucesso na reprodução em nosso País, produzindo na modalidade os AAAT: Kinda Man HJS, Failas Lightning KRB, Ardil Sasa, Ribalta SKR e Knapp’s Dreamer KRB; e os AAA: Mac Merry KRB, Uganda Gal KRB, Remador SKR, Palaface Maiden KRB, Ace HI KRB, Ambitious Miss KRB, Audacious Lady KRB; entre outros.
No Trabalho, totalizou 512 pontos pela ABQM através de inúmeros filhos premiados, com destaque para os pontuados: Donna Failas KRB somando 70 pontos nos Três Tambores; Ramalho SKR (55 pontos no Laço Individual e em Dupla); Failas Zorrero KRB (54,5 pontos no Laço em Dupla – Cabeça e Pé); Torpedo SKR (48 pontos nos Três Tambores e Seis Balizas); e Talude SKR (47 pontos apurados na Maneabilidade, Seis Balizas e nos Três e Cinco Tambores); Car Ambasador KRB (41,5 pontos nos Três Tambores e Seis Balizas); Dinasty Failas KRB (30,5 pontos nos Três Tambores e Seis Balizas); e Air Raid KRB (23 pontos nos Três Tambores) .
Failas Ambasador veio a óbito em 18 de julho de 1995 aos 26 anos.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Foto: Anielo Pernice
Doc’s Gamay
ascido nos EUA em 05/04/1974, o alazão tostado Doc’s Gamay desembarcou no Brasil em 03/12/1976, trazido pelo criador Renato Eugênio Rezende Barbosa, titular da Fazenda Berrante, em Assis (SP). Fez curta campanha nas pistas, obtendo entre seus principais títulos na Apartação as vitórias no V Campeonato Nacional do QM de Trabalho, em 1982, e na XI Exp. Feira Agropecuária Industrial de Maringá, em 1983, além do 2º lugar na I Semana do Cavalo do Estado do Rio de Janeiro de 1984, todos na classe Aberta Livre com Jayme de Jesus Rodrigues (Hall da Fama ABQM 2014). Mas foi na reprodução que esse filho da “lenda” Doc Bar e a reprodutora Candy Tivio (Poco Tivio) atingiu posição de destaque, produzindo inúmeros animais premiadíssimos em várias modalidades, totalizando 657,5 pontos.
Entre os mais destacados da Apartação, aparecem: Doc’s Center, com 55 pontos, campeão em 1989 do Nacional ABQM (Aberta Jr. e Amador) e do Derby ANCA (Aberta Jr.); Gamay Por Shady, vencedora do Futurity ANCA/95 (Aberta) e do Congresso ABQM/96 (Jovem Princ.); e Made Gamay, com o título do Super Stakes ANCA/96 (Amador Princ.); além de outros pontuados como Doc Made (38 pontos), Doc Mi (30), Golden Doc 2I (23,5), Billy’s Gamay (21) e Doc’s Art (18).
Pela Rédeas, os nomes são: Doc Magic, com 40 pontos, vencedor em 1995 pela classe Aberta do Nacional ABQM e do Derby ANCR; e Silver Gamay DF (35 pontos), campeão na classe Amador do Nacional ABQM/90 e 92, do Congresso/93 e do Brasileiro ANCA/92.
Em relação às provas de Velocidade, destaque para: Barr Doc’s Bossy, totalizando 50,5 pontos, campeão Nacional ABQM/96 de Três Tambores (Jovem Princ.); e Doc Bando (69 pontos), com os títulos na prova de Cinco Tambores no Nacional ABQM/99 (Jovem), 2000 e 2001 (Jovem Princ.) e do Congresso 2001 (Jovem Princ.).
No Laço em Dupla, Doc Bando mostrou sua versatilidade e ficou com o título do Nacional 2000 da classe Jovem.
Pelo Team Penning, o destaque ficou por conta de Barr Doc’s Bossy, que venceu o Congresso/97 (Jovem Princ.) e o cavalo Jumbo Doc RT, no Congresso/2006, na Amador Principiante.
Doc’s Gamay foi também Líder de Estatísticas como avô materno e paterno, citando entre eles o campeoníssimo de Rédeas, o cavalo castrado, já desaparecido, Buccaneer HDN (Doc’s Safari), somando 126 pontos e detentor de Registro de Mérito Superior pelas classes Aberta e Amador.
Desaparecido há 14 anos será eternizado entre os homenageados do 9° Hall da Fama da ABQM.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Fotos: Alvaro Maya
Country Dun It
mportado dos EUA por Alexandre Lima Sampaio Novais, do DA Ranch, em Avaré (SP), a chegada de Country Dun It, campeão do Congress Open Reining Futurity 1995, ocorreu em 26 de agosto de 1999 e tornou-se na reprodução um marco importante para a criação do nosso plantel.
Esse filho de Hollywood Dun It e Country Bobs Sugar (Country Royal), ganhou mais de US$ 40 mil em prêmios em campanha atlética e mesmo desaparecido em novembro de 2013, aos 21 anos, faz parte de um seleto grupo de reprodutores com excelente posição no ranking da ABQM. De acordo com matérias publicadas na Edição de Garanhões da Revista Quarto de Milha, Country Dun It foi o Líder de Estatísticas de Reprodutores de 2012 até 2018 da modalidade de Rédeas. Em 2017, também ocupou o primeiro posto pelo Western Pleasure.
Atualmente, o garanhão acumula 1.632,5 pontos na reprodução através de seus filhos em várias modalidades, sendo sua genética requisitada até hoje. Entre os produtos mais pontuados, destacam-se na Rédeas: Silk Dun Doc (38,5 pontos), campeão da Copa dos Campeões e do Congresso 2014 (Amador), além das vitórias pela ANCR: Potro do Futuro/2010 (Aberta), do Nacional/2012 (Aberta e Amador), do Super Stakes/2012 (Amador) e Derby Classic/2013 (Amador); Bland Dun It (30 pontos), vencedor do Potro do Futuro/2008 (Aberta), e do Congresso e do Nacional/2009 (Amador).
No Laço Individual - Técnico, com 170 pontos, Pilgreen Dun It é o destaque, sendo cinco vezes campeão Nacional e bicampeão da Copa dos Campeões 2016/2017 (Aberta Sr). Além dele, aparecem Gone And Dun It (50 pontos), vencedor do Congresso/2010 (Amador Princ.) e em 2012 na categoria Profissional Light; o castrado Beny Dun It (45,75), campeão Nacional/2017 (Amador); e Dunita Jack GSA (41,5), campeã da Copa dos Campeões/2016 (Jovem Princ.) e do Nacional/2018 (Aberta Sr).
Já em relação aos competidores do Laço Cronômetro, os nomes são: Beny Dun It (45,75), campeão da Copa dos Campeões/2018 (Profissional Light e Castrado); Snake By Country (41 pontos) e o castrado Away Dun It (39,75), ambos campeões da Copa dos Campeões/2016 pela Amador Principiante.Entre os representantes do Ranch Sorting estão: Suzie Q Dun It (155,5 pontos), campeã do Nacional/2017 (Amador Fem. e Jov 13 anos ou menos) e do Show AQHA/2018 (Amador e Jovem 13 anos ou menos) e Jovem Unificado em 2017; My Little Dun It (46,5 pontos), vencedor da Copa dos Campeões e Show AQHA/2016 (Amador); e Country Dee Be (31), campeão do Derby/2018 (Amador Castrado).
Pelo Laço Cabeça, os mais pontuados são: Gone And Dun It (50), bicampeão da Copa dos Campeões/2012 (Aberta Sr e Profissional Light); e Marverlous Dun It Dar (34,5 pontos).
Nos Três Tambores desponta o castrado Buenochex Dun It, com 42,5 pontos.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Foto: Gabriel Oliveira
Shady Steel SLN
ascido em 1º de julho de 1992, no Haras Palmares, de propriedade do saudoso criador Sérgio Luiz Rodovalho Nouguês (Hall da Fama ABQM), o baio amarilho Shady Steel SLN, filho de Eternaly Fred e Ebb Tide Bar (Silver Apolo Bar), passou pelas mãos do assisense Hélio Saldanha Oliveira Filho por, aproximadamente, seis anos. Nesse período, por ser um animal bem equilibrado, o criador o colocou em Julgamento de Conformação em etapas do Campeonato Paulista, vencendo por duas vezes. Até que em fevereiro de 1998 foi transferido para o plantel de Cleber de Albuquerque Lucena, do Haras Cumaru, de Alagoinha (PB), e mudou o seu destino para brilhar através de seus filhos nas pistas de Vaquejada. Em 2008, cedeu parte da propriedade do garanhão para o amigo Júnior Teixeira (José Teixeira de Souza Júnior), titular do Haras Bompasto, em Serrinha (RN). Ao longo destes dez anos, por três vezes consecutivas foi homenageado como Melhor Reprodutor no ABQM Awards (2009/2010/2011). Pois foi nesta modalidade esportiva que esse filho do lendário Eternaly Fred, conhecido como “O Rei da Vaquejada”, realmente fez a diferença, produzindo dezenas de campeões entre os seus 584 filhos, o que lhe proporcionou tornar-se o líder de todos os tempos no ranking ABQM de garanhões de Vaquejada, totalizando atualmente 1.503,25 pontos. Entre os produtos mais pontuados pela ABQM, destacam-se os detentores de Registro de Mérito Superior: Spook Steel Jr, com 100,5 pontos (classes Aberta e Amador); La Rancha Shady Jr, campeão Nacional ABQM 2017 - Amador Light, com 77 pontos (Amador); Simpatia Rojo Jr, com 72 pontos (Amador); Chick’s Steel Jr, baio amarilho, com 66,5 pontos (Amador); El Rojo Steel Jr, com 64,5 pontos (Amador); Major Steel Cal, castanho, com 58,5 pontos (Amador); Shady Bingo, tordilho, com 56 pontos (Amador); Biscuy Steel ND, baio amarilho, com 54,5 pontos (Amador); Atômico Eternally RD, com 52 pontos (Amador); além das fêmeas: Miss Peppy Steel Jr, com 96,5 pontos (classes Aberta e Amador); e a castanha Jay Steel Jr, somando 92 pontos, entre os animais.
Homenagem prestada por seus proprietários após seu desaparecimento
No dia 20 de julho de 2016, aos 24 anos, Shady Steel SLN veio a óbito e para mostrar o sentimento pela perda, seus proprietários resolveram prestar-lhe uma inédita homenagem, o enterrando em pé. E por essas qualidades, o garanhão será homenageado neste 8º Hall da Fama ABQM.
Blazen Bryan
ordilho, filho de Chicks Beduíno e And So It Goes (Easy Dozen), Blazen Bryan consagrou-se Champion 3 Year-Old-Colt/96 (Campeão 3 Anos), recordista dos 402 metros (440 jardas), com o tempo de 21s38, correndo nos mais importantes Hipódromos dos EUA como: Los Alamitos e Ruidoso Downs. Foi AAAT-107, ganhador Clássico com 7 vitórias, sendo 2º lugar no Remington Park Derby (G1) e vencedor do Black Aliance Handicap, somando US$ 134,427 em prêmios. Na reprodução, foi Líder como Pai já em sua 1ª geração nos EUA, com 94 potros corridos, sendo 67 Registro de Mérito, entre eles 8 ganhadores Clássicos, totalizando US$ 1,367,916 em prêmios.
Aladim Bryan SA: um dos destaques entre seus filhos ganhadores clássicos
Nascido em fevereiro de 1993, Blazen Bryan foi importado pelo saudoso Gianni Franco Samaja (Hall da Fama ABQM 2012), em julho de 97. Ele veio a óbito no dia 18/09/2004, com apenas 11 anos de idade, mas deixou um legado de craques na reprodução brasileira, sendo neste curto período o Líder de Estatísticas do Jockey Club de Sorocaba, em 2001, de Animais Estreantes e, em 2005, tanto no Ranking Geral como no de Estreantes, além ficar na 2ª colocação por três temporadas: 2001, 2006 e 2007 (Geral); e 2006 e 2007 (Estreantes). Entre seus filhos, destacaram-se as Líderes de Gerações: Vitesse Bryan SA, em 2009; e Atacama Bryan SA, em 2010; além de outros ganhadores clássicos, como: Aladim Bryan SA (GPs.: Megarace, Potro do Futuro e GP Encerramento); Boava Bryan SA (GPs: Torneio Início e Brazilian Futurity); Brando Bryan SA (GP Presidente Jockey Club de Sorocaba); Chorus Bryan (GPs.: Taça de Ouro, Presidente Centro Hípico do Oeste – I Derby e Rainha da Velocidade); Creonte Bryan (GP São Paulo – I Tríplice Coroa); Cristalina Bryan (GP Nelson Dias); Can Can Bryan (GP Santo Angelo – Farmasa); Capadocia Bryan (GP Taça de Prata); Duce Bryan (GP Profissionais do Turfe); Bairal Bryan (GP Gianni Franco Samaja - Farmasinha); e Espirit Bryan (GP Santo Angelo - Farmasa); entre outros, que somam ganhos superiores a R$ 3,4 milhões.
Chorus Bryan: vencedora dos GPs: Taça de Ouro, Presidente Centro Hípico do Oeste – I Derby e Rainha da Velocidade
Além da Corrida, Blazen Bryan produziu vários premiados em eventos oficiais e oficializados pela ABQM, em Três Tambores e Vaquejada. No Tambor destacam-se: Viagra Bryan SA, com 117,5 pontos, sendo Registro de Mérito Superior nas classes Aberta e Amador; Dadeira Bryan, detentora de 68 pontos, e Registro de Mérito Superior (Aberta); Xantilly Bryan SA, égua com 29,5 pontos e Registro de Mérito (Aberta e Amador). Já na Vaquejada, os nomes são: X Rated Bryan, com 29 pontos e Registro de Mérito (Aberta); e a fêmea Be Good Bryan, com 21 pontos e Registro de Mérito (Amador).
E pela sua importância para a valorização do plantel nacional é que Blazen Bryan fará parte do 8º Hall da Fama ABQM.